Inteligência artificial (IA) causa milhares de desligamentos no mercado de trabalho; confira 3 casos recentes.

Adoção da Inteligência Artificial e Impactos no Mercado de Trabalho

A adoção da inteligência artificial (IA) vem gerando mudanças significativas nas estruturas de grandes empresas e causando demissões em larga escala. Desde o surgimento de tecnologias como o ChatGPT no final de 2022, existe um crescente receio de que a automação substitua a mão de obra humana, e os efeitos desse fenômeno já se fazem notar globalmente.

Cortes na Lufthansa

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou sua intenção de reduzir 4 mil postos de trabalho em todo o mundo até 2030. As demissões ocorrerão principalmente em cargos administrativos na Alemanha. Esta ação faz parte de uma estratégia mais ampla, focada na melhoria da eficiência através da digitalização e do uso intensivo de inteligência artificial. Em um comunicado divulgado durante o Capital Markets Day em Munique, a empresa declarou que atividades duplicadas seriam eliminadas e que a implementação da IA traria ganhos significativos em processos operacionais e áreas administrativas.

Demissões na Salesforce

A Salesforce, uma das principais fornecedoras de soluções tecnológicas, também anunciou cortes. A empresa eliminou 4 mil posições na área de suporte ao cliente. O CEO Marc Benioff revelou que a equipe foi reduzida de 9 mil para aproximadamente 5 mil funcionários, em decorrência da implementação do projeto “Agentforce”, que utiliza inteligência artificial para atendimento ao cliente. Benioff destacou que a nova abordagem diminuiu a necessidade de engenheiros de suporte, com a inteligência artificial representando até 50% do trabalho na sede da empresa em São Francisco.

Medidas na Accenture

A Accenture, uma das maiores consultorias do mundo, não ficou de fora desta tendência. Nos últimos três meses, a empresa cortou mais de 11 mil vagas e advertiu que novas demissões são esperadas entre trabalhadores que não se adaptarem à era digital. De acordo com o Financial Times, a Accenture investiu US$ 865 milhões em sua reestruturação, enfrentando uma demanda abaixo do esperado por serviços de consultoria empresarial, além de sofrer com cortes nos gastos governamentais nos Estados Unidos. Notavelmente, apesar dos cortes de pessoal, sua equipe focada em inteligência artificial dobrou nos últimos dois anos, totalizando 77 mil profissionais.

Preocupações com o Futuro do Emprego

Dados da consultoria Challenger, Gray & Christmas revelam que, nos primeiros sete meses de 2025, a expansão da inteligência artificial generativa foi responsável por mais de 10 mil cortes de emprego. Desde 2023, mais de 27 mil demissões foram diretamente atribuídas ao avanço da inteligência artificial.

Fonte: www.moneytimes.com.br

Related posts

Atriz Diane Keaton falece aos 79 anos, segundo revista People.

Auren Energia e Raia Drogasil destacam-se nas melhores atuações do Ibovespa: uma análise técnica aprofundada.

Irã declara que está disposto a considerar uma proposta nuclear “justa e equilibrada” vinda dos EUA.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais