IPC-S apresenta queda na primeira quadrissemana de dezembro

Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S)

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) iniciou o mês de dezembro apresentando um ritmo mais moderado, registrando um avanço de 0,26% na primeira quadrissemana. Esse resultado ocorre após uma alta de 0,28% verificada ao final do mês de novembro. Os dados referentes ao índice foram divulgados nesta segunda-feira, dia 8, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com essa nova informação, o indicador mantém uma acumulação de 3,99% nos últimos 12 meses e apresenta a mesma variação acumulada no ano de 2025, sugerindo um cenário de inflação relativamente estável.

Comportamento do Índice

O comportamento do IPC-S revela uma perda de força em cinco dos oito grupos que constituem a cesta de preços monitorada. O grupo de vestuário, por exemplo, recuou de -0,87% para -1,33%. No setor de saúde e cuidados pessoais, houve uma desaceleração de 0,33% para 0,17%. As despesas diversas passaram de 0,22% para 0,01%. A alimentação teve uma diminuição, registrando variação de -0,03% para -0,10%. A comunicação também caiu levemente, de 0,11% para 0,10%. Esses movimentos coletivos reforçam a percepção de que o custo de vida começa a encontrar um certo alívio no início do mês de dezembro.

Aceleração em Alguns Grupos

Por outro lado, alguns grupos apresentaram aceleração em suas variações. O setor de transportes, por exemplo, saiu de -0,03% para 0,10%. A categoria de habitação teve um avanço de 0,30% para 0,36%. A educação, leitura e recreação continuou a apresentar um ritmo forte, subindo de 2,15% para 2,21%. Esses segmentos mantêm uma pressão pontual, especialmente em relação aos itens que são sensíveis a ajustes sazonais típicos do período.

(fgv)

Siga-nos nas redes sociais

Fonte: br.-.com

Related posts

Groenlândia agradece aos países europeus pela resposta às tarifas de Trump

Brasil aguarda “moderação” da UE na aplicação de mecanismo de proteção ao mercado

Parlamentares da UE exigem cancelamento do acordo com os EUA após ameaça à Groenlândia

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais