Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S)
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou uma aceleração na segunda quadrissemana de janeiro de 2026, apresentando um avanço de 0,43%. Este aumento ocorreu após uma alta de 0,40% observada na quadrissemana anterior. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 16 de janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com esse resultado recente, o IPC-S acumulou uma variação de 4,43% nos últimos 12 meses, evidenciando a persistência de um cenário inflacionário logo no início do ano.
Aceleração dos Grupos de Preços
A aceleração do IPC-S foi impulsionada pelo aumento na taxa de crescimento de quatro dos oito grupos que compõem o índice. O grupo de Transportes apresentou uma elevação de 0,36% para 0,58%. O grupo de Alimentação também mostrou um avanço, passando de 0,48% para 0,63%. Outros dois grupos, Saúde e Cuidados Pessoais, registraram um crescimento que aumentou de 0,19% para 0,34%, e Despesas Diversas, que variou de 0,10% para 0,15% na comparação entre quadrissemanais.
Desaceleração Em Outros Segmentos
Por outro lado, alguns segmentos apresentaram uma diminuição na taxa de aumento dos preços durante o mesmo período. O grupo de Vestuário despencou de 1,20% para 0,46%. O segmento de Habitação demonstrou um arrefecimento ainda mais acentuado, passando de 0,14% para uma mínima de 0,01%. A categoria de Educação, Leitura e Recreação também exibiu uma leve desaceleração, com uma pequena variação de 1,22% para 1,17% na segunda quadrissemana de janeiro.
(fgv)
Siga-nos nas redes sociais
Fonte: br.-.com