Preocupações do Japão com Políticas Comerciais dos EUA
O governo do Japão reiterou suas preocupações em relação aos riscos das políticas comerciais dos Estados Unidos para o crescimento econômico, resultando em um rebaixamento de sua perspectiva sobre os lucros corporativos, conforme um relatório mensal divulgado nesta quarta-feira, dia 27.
Crescimento Econômico e Incertezas Globais
Apesar de a economia japonesa ter apresentado um crescimento muito acima do esperado no trimestre de abril a junho, analistas alertam que as incertezas econômicas globais, exacerbadas pelas tarifas impostas pelos EUA, podem impactar negativamente a quarta maior economia do mundo nos próximos meses.
Avaliação Geral da Economia
No relatório econômico mensal do Gabinete do Governo para agosto, o governo manteve uma avaliação geral de que a economia está se recuperando "em um ritmo moderado", embora os efeitos das tarifas dos EUA sejam visíveis em certas áreas.
Lucros das Empresas
Em relação aos lucros das empresas, o governo apontou que as melhorias observadas no setor parecem ter estagnado devido às políticas comerciais dos EUA, resultando em um rebaixamento de sua avaliação pela primeira vez em oito meses. "A avaliação reflete o declínio ano a ano observado nos resultados financeiros das empresas listadas para o período de abril a junho", afirmou um funcionário do Gabinete do Governo em uma coletiva de imprensa.
Acordo Entre Washington e Tóquio
Em julho, Washington e Tóquio concordaram em estabelecer uma tarifa reduzida de 15% sobre as importações do Japão, em troca de um pacote de US$ 550 bilhões em investimentos destinados aos EUA, por meio de empréstimos e garantias apoiadas pelo governo. Contudo, os detalhes desse acordo permanecem escassos.
Investimento Público e Construção de Moradias
Em outro ponto do relatório, o governo melhorou sua avaliação sobre o investimento público, mas rebaixou sua opinião em relação à construção de moradias.
Consumo Privado
Quanto ao consumo privado, que representa mais da metade da economia japonesa, o governo manteve sua avaliação de que este setor está se recuperando.