Juro real do Brasil se mantém como o 2º mais alto do mundo; confira o ranking.

Aumento da Taxa de Juros Real no Brasil

A taxa de juros real do Brasil registrou um aumento em novembro, consolidando a segunda posição no ranking global deste indicador, que é elaborado em parceria entre a MoneYou e a Lev Intelligence.

Manutenção da Taxa Selic

Após a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) na última quarta-feira (5) de manter a taxa Selic em 15%, o patamar de juros, descontando a inflação projetada, ficou estabelecido em 9,74%. Esse número representa um aumento em comparação ao levantamento realizado em setembro, quando a taxa foi estimada em 9,51%.

Comparação Internacional

O Brasil é superado apenas pela Turquia, que apresenta uma taxa real de juros calculada em 17,80%. O levantamento realizado leva em consideração os 40 países mais relevantes do mercado de renda fixa mundial ao longo das últimas duas décadas.

Histórico das Reuniões do Copom

Na última reunião do Copom, a decisão de manter a taxa Selic em 15% ao ano foi a terceira consecutiva, desde a interrupção do ciclo de altas, ocorrida em julho. Este patamar é o mais elevado desde o ano de 2006.

Expectativas e Projeções

A postura cautelosa do Copom está alinhada com as previsões do boletim Focus, elaborado pelo Banco Central. Neste boletim, é prevista a manutenção dos juros em 15% até o final deste ano, sendo que um ciclo de cortes deverá ser iniciado apenas em 2026. Na reunião anterior, realizada em setembro, o Banco Central indicou que a Selic a 15% é considerada suficientemente restritiva e que esse nível representa o terminal do atual ciclo, retirando a expressão “continuação da interrupção”. No entanto, a instituição manteve a indicação de que a taxa permanecerá nesse patamar por um período “bastante prolongado”.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Haddad: Isenção do IR reduz desigualdade no Brasil e impulsiona a economia.

UE e China estabelecem canal exclusivo para assegurar fornecimento de terras raras

BC mantém taxa de juros em 15% e descarta cortes no curto prazo.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais