Introdução
Kevin Hassett, diretor do Conselho Nacional de Economia, falou à imprensa na sexta-feira, 24 de outubro de 2025, em Washington, D.C.
Proposta de Cartões de Crédito
Hassett afirmou que grandes bancos dos Estados Unidos poderiam, de forma voluntária, oferecer cartões de crédito a americanos que estão à margem do sistema financeiro, como uma forma de apoiar a iniciativa do presidente Donald Trump em relação à acessibilidade financeira.
Uma semana antes, Trump havia solicitado que os bancos limitassem as taxas de juros dos cartões de crédito a 10%, uma proposta que foi amplamente rejeitada por executivos da indústria e seus representantes nesta semana.
Agora, Hassett apresenta um plano que é mais focado, visando exclusivamente os consumidores que, embora não tenham acesso a crédito, possuem uma renda que poderia justificar linhas de crédito.
Comentários de Hassett
"Os bancos poderiam potencialmente fornecer, de forma voluntária, a pessoas que se encontram nesse ‘ponto ideal’, ou seja, que não possuem muita alavancagem financeira porque não têm acesso ao crédito, mas têm uma renda e uma estabilidade suficientes em suas vidas que os tornam aptos ao crédito", disse Hassett à apresentadora Maria Bartiromo, da Fox Business.
Ele acrescentou: "Nossa expectativa é que isso não exigirá necessariamente legislação, uma vez que haverá novos ‘cartões Trump’ apresentados para as pessoas, que serão fornecidos voluntariamente pelos bancos."
Impacto nas Iniciativas da Administração
Esses comentários podem indicar que a administração está reduzindo suas expectativas em relação a mudanças abrangentes na indústria de cartões que seriam complicadas de implementar e que poderiam impactar o consumo e a economia de forma negativa.
Nesta semana, executivos dos bancos, durante discussões sobre os resultados do quarto trimestre, mencionaram que, ao invés de oferecer cartões com uma taxa de juros de 10%, como sugerido por Trump até 20 de janeiro, os bancos simplesmente iriam fechar as contas de muitos clientes.
A declaração de Hassett foi uma resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de os banqueiros serem obrigados a obedecer ao limite de taxa de juros imposto por Trump, uma ação que provavelmente exigiria nova legislação.
Diálogo com os Dirigentes Bancários
A administração tem mantido conversas com "CEOs de muitos dos grandes bancos que acreditam que o presidente está certo em sua abordagem", disse Hassett.
Porém, pelo menos um grande emissor de cartões de crédito e um representante de lobby bancário que atuam em favor de grandes credores informaram à CNBC que ainda não tiveram discussões com a administração sobre o conceito do "cartão Trump".
Fonte: www.cnbc.com