Legislação Bipartidária nos EUA
Parlamentares da Câmara dos EUA, Don Bacon e Ro Khanna, anunciaram a intenção de apresentar uma legislação bipartidária que pretende isentar os produtos de café de quaisquer tarifas. A confirmação foi feita por porta-vozes dos legisladores à Reuters na sexta-feira, 19 de agosto.
Impacto das Tarifas
Historicamente, o Brasil fornecia um terço de todo o café consumido nos Estados Unidos. No entanto, as exportações brasileiras de café diminuíram significativamente desde a imposição de uma tarifa de 50% sobre as importações desse produto, que ocorreu no final de julho.
O deputado republicano Bacon mencionou que "as famílias de todos os Estados Unidos estão sentindo o custo dos preços mais altos do café, que já subiram 21%. A imposição de tarifas sobre um produto que não podemos cultivar em grande escala comercial só piora a situação."
Aumento nos Preços
Dados do Bureau of Labor Statistics revelam que os preços do café torrado nos supermercados americanos aumentaram 20,9% em agosto em comparação ao ano anterior. Bacon expressou sua expectativa de que a elaboração dessa proposta possa gerar um debate mais amplo no Congresso a respeito do papel constitucional da legislação tarifária, destacando sua posição independente em relação à administração anterior.
Os preços do café arábica, a variedade mais suave utilizada por empresas como Starbucks e Dunkin Donuts, subiram cerca de 50% na bolsa de Nova York desde a imposição das tarifas sobre as importações brasileiras, incluindo também o café verde.
Proposta de Isenção
Khanna, que é membro do Partido Democrata, questionou: "Se você toma café todas as manhãs, como pode não ficar chateado com isso?" Ele referia-se ao impacto do aumento dos preços sobre os consumidores.
O projeto de lei visa isentar o café de quaisquer tarifas que sejam impostas após 19 de janeiro de 2025. Isso inclui o café torrado e descafeinado, bem como cascas de café e substitutos do café que contenham esse produto em quaisquer proporções.
Um porta-voz de Khanna confirmou à Reuters que a legislação seria apresentada na sexta-feira, 19 de agosto.
Noticiário
A proposta de Bacon e Khanna foi inicialmente reportada pelo Washington Post.