Investigação das Ligas de Futebol Brasileiro
A Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU), entidades formadas por diversos clubes das Séries A e B com a finalidade de negociar os direitos de transmissão de jogos pela televisão, estão sob escrutínio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Esta é a primeira vez que o órgão analisa práticas que possam ser consideradas anticoncorrenciais no âmbito do futebol nacional.
Práticas de Gun Jumping
As ligas em questão estão sendo investigadas por suposta prática de gun jumping, que se refere à situação em que empresas avançam em decisões de negócios antes de obter a aprovação necessária do órgão antitruste. De acordo com informações fornecidas pelo Cade, a Libra e a LFU não submeteram previamente ao conselho o acordo relacionado aos direitos de transmissão dos jogos, o que constitui uma violação das normas estabelecidas.
Consequências para as Ligas
Em decorrência das suspeitas levantadas, o órgão antitruste recomendou a condenação das ligas envolvidas. Caso a decisão seja confirmada, as entidades podem enfrentar sanções financeiras que somam um total de 130 milhões de reais. Essa medida visa reforçar a importância da conformidade com as regulamentações que regem a concorrência no ambiente esportivo.
Fonte: veja.abril.com.br