Lisa Cook processará por demissão de Trump do conselho do Fed, diz advogado.

Governadora do Federal Reserve Processa Trump

Ação Judicial

A governadora do Federal Reserve, Lisa Cook, entrará com uma ação judicial contestando sua remoção pelo presidente Donald Trump, conforme anunciou seu advogado nesta terça-feira.

O advogado, Abbe Lowell, afirmou em um comunicado que "o presidente Trump não tem autoridade para remover a governadora do Federal Reserve, Lisa Cook". A declaração foi feita um dia após Trump citar alegações de fraude hipotecária como justificativa para a demissão. Lowell acrescentou que "sua tentativa de demiti-la, com base apenas em uma carta de encaminhamento, não tem fundamento factual ou legal". Ele ainda revelou que "nós iremos entrar com uma ação desafiando essa ação ilegal".

Resposta das Autoridades

A Casa Branca e o Departamento de Justiça não responderam imediatamente aos pedidos da CNBC para comentar a declaração de Lowell. O escritório de mídia do Federal Reserve também não comentou sobre a ação de Trump e não forneceu informações sobre se Cook estava trabalhando em seu escritório ou remotamente na terça-feira.

Implicações Legais

Se Lisa Cook processar, o caso pode chegar à Suprema Corte. O Federal Reserve Act de 1913 estabelece que um presidente só pode demitir um membro do conselho do Federal Reserve "por motivo justificado". Tradicionalmente, isso é entendido como má conduta ou negligência no dever enquanto membro do conselho.

Na semana passada, o Departamento de Justiça iniciou uma investigação criminal sobre Cook, que foi acusada de fazer declarações falsas em aplicações de hipoteca pela Agência Federal de Financiamento da Habitação, Bill Pulte. Pulte apontou documentos que Cook supostamente assinou para propriedades em Michigan e Georgia, afirmando que cada uma era sua residência principal, o que, segundo ele, teria sido feito "para potencialmente garantir taxas de juros mais baixas e condições de empréstimo mais favoráveis". Os documentos teriam sido assinados antes de Cook se juntar ao Federal Reserve.

Declaração de Cook

Trump citou essas alegações em uma carta enviada na noite de segunda-feira, notificando Cook sobre sua demissão. Em resposta, Cook declarou: "O presidente Trump supostamente me demitiu ‘por causa’, quando não há causa sob a lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo." Ela completou: "Não vou renunciar. Continuarei a cumprir minhas obrigações para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022."

Related posts

MongoDB, Okta, PVH e mais no Brasil

4 grandes perguntas sobre a Nvidia, a ação mais importante do mercado

Fed reage à tentativa de Trump de demitir Lisa Cook

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais