Aumento da Previsão de Lucro Operacional da Toyota
A Toyota Motor anunciou na quarta-feira que elevou sua previsão de lucro operacional para o ano fiscal que se encerra em março. A empresa, no entanto, também destacou que enfrentará um impacto de 1,45 trilhões de ienes devido às tarifas impostas pelos Estados Unidos.
A companhia revisou sua perspectiva de lucro operacional de 3,2 trilhões de ienes para 3,4 trilhões de ienes. Apesar disso, não conseguiu atingir as estimativas de lucro para o trimestre que se encerrou em setembro.
A Toyota afirmou em seu relatório financeiro que, “apesar do impacto das tarifas dos Estados Unidos, a forte demanda apoiada pela competitividade de nossos produtos resultou em aumento dos volumes de vendas, principalmente no Japão e na América do Norte, o que ampliou os lucros da cadeia de valor.”
Resultados do Trimestre de Setembro
A seguir, estão os resultados da Toyota para o trimestre de setembro em comparação com as estimativas médias da LSEG:
- Receita: 12,38 trilhões de ienes (aproximadamente 81 bilhões de dólares) contra 12,18 trilhões de ienes
- Lucro operacional: 834 bilhões de ienes contra 863,1 bilhões de ienes
Como maior fabricante de automóveis do mundo em termos de volume de vendas, a Toyota reportou uma queda trimestral de quase 28% no lucro em comparação com o ano anterior, enquanto a receita aumentou em mais de 8%. O lucro líquido atingiu 972,9 bilhões de ienes, uma alta significativa.
A Toyota divulgou resultados semestrais, que abrangem o período de abril a setembro. Os números trimestrais foram calculados pela CNBC com base nas declarações da empresa e nos dados da LSEG.
A queda no lucro operacional do trimestre de setembro representa a segunda redução consecutiva desde que os Estados Unidos introduziram tarifas “recíprocas” em abril. Em julho, Tóquio firmou um acordo comercial com Washington, reduzindo as tarifas sobre suas exportações para os EUA de 25% para 15%, conforme proposto anteriormente pelo presidente Donald Trump. As tarifas de 15% entraram em vigor em 7 de agosto.
A empresa indicou que as tarifas continuam a ser o maior obstáculo para o lucro da Toyota nos Estados Unidos. Fatores como flutuações cambiais e o aumento de despesas impactaram os ganhos no Japão.
Um executivo da Toyota comentou durante a teleconferência sobre os resultados financeiros que a companhia estava “avaliando os desafios” e “fazendo preparativos” para um plano de envio de veículos fabricados nos Estados Unidos aos clientes no Japão, de modo a se alinhar com uma nova estrutura de investimento entre Tóquio e Washington.
O executivo também acrescentou que o plano pode não ser “economicamente racional”, mas poderia tornar certos produtos mais acessíveis aos consumidores japoneses.
Impactos das Tarifas
Os efeitos das tarifas dos Estados Unidos têm sido fortemente sentidos em toda a indústria automobilística do Japão, com os embarques de automóveis japoneses para os EUA caindo 24,2% em setembro, embora esta queda tenha sido um pouco menos acentuada em comparação à queda de 28,4% registrada em agosto.
Embora a Toyota tenha uma produção substancial na América do Norte, cerca de um quinto de suas vendas nos EUA ainda depende de importações do Japão. Os custos das tarifas sobre essas importações estão sendo absorvidos pela empresa, em vez de serem repassados aos consumidores, segundo Liz Lee, diretora associada da Counterpoint Research.
Lee afirmou à CNBC que “esperamos que a rentabilidade permaneça sob pressão no [trimestre atual], à medida que os desafios relacionados a tarifas e ao câmbio persistem, com uma melhora gradual provável a partir do [trimestre de março]”.
Ela também observou que “a lucratividade deve se recuperar modestamente no próximo ano fiscal, caso os custos comerciais se estabilizem e o iene se desvalorize, embora a concorrência crescente em veículos elétricos continue a limitar o potencial de alta”.
A Toyota tem se aventurado cada vez mais no mercado de veículos eletrificados, que representaram 46,9% das vendas de veículos Toyota e Lexus na primeira metade de seu ano fiscal. Essas vendas foram impulsionadas, em grande parte, por veículos elétricos híbridos em regiões como Norte da América e China.
No entanto, a linha limitada de veículos totalmente elétricos da Toyota pode deixá-la mais vulnerável à concorrência de fabricantes de veículos elétricos chineses na Europa e no Sudeste Asiático, de acordo com Liz Lee.
Apesar da diminuição nos lucros, a Toyota continua a evidenciar uma forte demanda global. A companhia recentemente relatou que as vendas de veículos, incluindo sua marca de luxo Lexus, alcançaram 5,3 milhões nos nove meses até setembro, o que representa um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior. Em seu relatório financeiro, a empresa afirmou que continuará focada em aumentar o volume de vendas e reduzir custos.
Fonte: www.cnbc.com