Relações Brasil-EUA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na terça-feira, dia 7 de novembro, que tanto Luiz Inácio Lula da Silva quanto Donald Trump estão determinados a deixar para trás as controvérsias que marcaram a relação entre Brasil e Estados Unidos.
Tarifa de 50%
Em julho deste ano, o presidente dos Estados Unidos anunciou a implementação de uma tarifa de 50% sobre produtos oriundos do Brasil. Dentre as justificativas apresentadas, Trump mencionou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como parte da argumentação. Segundo Haddad, essa ação se baseia na ideia de que o Brasil possui um superávit comercial com os Estados Unidos. Em sua participação no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pelo CanalGov, o ministro rotulou a tarifa como “sem sentido”.
Diálogo entre Lula e Trump
Haddad descreveu a conversa entre Lula e Trump, que ocorreu no dia anterior, 6 de novembro, como “muito boa”. A ligação foi estabelecida logo após o encontro dos presidentes em Nova Iorque, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O ministro expressou a esperança de que essa reunião possa criar um espaço para um diálogo “franco e construtivo”. Além disso, Haddad mencionou a possibilidade de uma nova conversa com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent.
Estratégia de Negociação
O ministro da Fazenda enfatizou que o governo brasileiro não pretende alterar sua estratégia de negociações com os Estados Unidos. Durante a conversa, Lula e Trump concordaram em se encontrar pessoalmente em um futuro próximo.
Fonte: www.moneytimes.com.br