Mercado asiático registrou queda, com o Hang Seng apresentando uma diminuição de 1,52%. As exportações da China foram o destaque econômico do dia.

Desempenho das Bolsas de Valores na Ásia

As bolsas de valores da Ásia registraram queda nesta segunda-feira, 13 de outubro, refletindo a cautela dos investidores após as bruscas oscilações registradas em Wall Street na sexta-feira, 10 de outubro. Este movimento foi, em grande parte, influenciado pelo aumento das tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. O índice Hang Seng, listado na Bolsa de Valores de Hong Kong, foi o que liderou as perdas na região, enquanto o Nikkei 225 permanece inativo, devido a um feriado nacional no Japão. Como destaque do dia, foram divulgados os dados de exportação da China, que apresentaram resultados superiores às expectativa do mercado, apesar de uma queda acentuada nas vendas para os Estados Unidos.

China

O desempenho das bolsas na China foi negativo, com o índice Shanghai SE apresentando uma retração de 0,19% e o Shenzhen Composite sofrendo uma queda de 0,74%. No que diz respeito aos indicadores econômicos, as exportações da China aumentaram 8,3% em setembro, superando as projeções que eram de 6,8%, além do resultado anterior que havia sido de 7,2%. Essa informação trouxe um alívio parcial ao mercado, uma vez que indica resiliência do setor externo. Entretanto, as vendas destinadas aos Estados Unidos caíram 27% no mesmo período, refletindo os impactos das tarifas impostas e as restrições mais recentes sobre a exportação de terras raras. Historicamente, altos números de exportação tendem a fortalecer a moeda chinesa, o yuan. Contudo, a intensificação das tensões geopolíticas limitou o fortalecimento dessa moeda.

Japão

Os mercados japoneses não operaram nesta segunda-feira devido a um feriado nacional, o que resultou em um volume de negócios reduzido na região. O índice Nikkei 225, que será reaberto na terça-feira, 14 de outubro, terá os investidores focados na influência das tensões comerciais e na volatilidade das ações observadas no mercado norte-americano, especialmente após declarações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionadas às tarifas.

Hong Kong

No mercado de Hong Kong, o índice Hang Seng encerrou o pregão com uma queda de 1,52%, levando as perdas regionais. Este desempenho negativo foi influenciado, principalmente, pelas ações das empresas de tecnologia e exportadoras, que são mais vulneráveis à guerra comercial entre os EUA e a China. Além disso, a aversão ao risco no mercado foi reforçada pela preocupação com a possibilidade de um novo ciclo de tarifas que poderia prejudicar ainda mais o comércio global.

Austrália

Na Oceania, o índice S&P/ASX 200 apresentou uma queda de 0,84%, em consonância com o movimento negativo observado nas demais bolsas de valores asiáticas. Os investidores australianos reagiram negativamente ao clima global e às preocupações sobre uma possível desaceleração na demanda da China por commodities. Além disso, o mercado aguarda novas sinalizações por parte do banco central australiano em relação à política monetária e taxas de juros, dado que comentários recentes indicaram que a inflação está abaixo da meta estabelecida.

Os mercados na Índia seguiram a tendência negativa da região, com o índice Nifty 50 sendo pressionado especialmente por ações nos setores financeiro e tecnológico. Embora não tenham sido divulgados indicadores econômicos significativos nesta segunda-feira, os investidores locais permanecem atentos à próxima reunião de política monetária do banco central indiano, uma vez que permanece a volatilidade no câmbio e as preocupações sobre o crescimento econômico do país.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, o índice Kospi também apresentou queda, entre 0,72%, em linha com o incremento da aversão ao risco no cenário global. Esta pressão foi mais evidente nas ações das empresas exportadoras e do setor de semicondutores. Além disso, a moeda sul-coreana, o won, viu uma leve desvalorização em relação ao dólar norte-americano, seguindo o movimento cauteloso observado em toda a região.

Mercado Cambial Asiático

Nas últimas 24 horas, as principais moedas da região Ásia-Pacífico experimentaram uma leve queda em comparação ao dólar e ao euro. O yuan chinês e o won sul-coreano demonstraram uma maior volatilidade, subjacente às tensões comerciais e à busca global por ativos considerados menos arriscados.

Acompanhamento em Tempo Real

Os investidores podem acompanhar as principais cotações do mercado da Ásia e globalmente. As informações podem ser consultadas em plataformas especializadas que oferecem atualizações em tempo real sobre os movimentos do mercado financeiro.

Siga-nos nas redes sociais

Fonte: br.-.com

Related posts

Ações da Walt Disney Company sobem com o anúncio de novo conteúdo do Disney+ por Taylor Swift.

Inter pode liderar com nova estrutura de crédito imobiliário, segundo análise do BofA.

Ações da Fastenal Company recuam após resultados do terceiro trimestre não atenderem às expectativas.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais