Mercado de Ações nos EUA
Os futuros das ações nos Estados Unidos apresentaram variações pouco significativas na noite de domingo, após uma semana forte para os principais índices, onde tanto o Dow Jones Industrial Average quanto o S&P 500 encerraram em novos recordes históricos.
Variação dos Futuros
Os futuros do Dow caíram 51 pontos, correspondendo a uma redução de 0,11%. Já os futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 tiveram quedas de 0,13% e 0,15%, respectivamente.
Avanços da Semana Anterior
O mercado acionário registrou um avanço sólido na semana anterior. O S&P 500 e o Dow Jones subiram 1,2% e 1%, respectivamente. O Nasdaq, que é mais influenciado pela tecnologia, teve um aumento expressivo de 2,2%. O índice de pequenas empresas, Russell 2000, também apresentou um crescimento significativo de 2,2%, marcando a sua sétima semana consecutiva de ganhos.
Decisão do Federal Reserve
Esses movimentos do mercado ocorreram após o Federal Reserve ter reduzido as taxas de juros na semana passada em um quarto de ponto percentual, representando a primeira redução desde dezembro. Essa decisão era amplamente esperada e, após um período inicial de volatilidade, os investidores interpretaram a ação como um indicativo de que o banco central adotou uma postura mais acomodativa, em meio a sinais crescentes de desaceleração no mercado de trabalho.
Expectativas para o Futuro
Atualmente, os mercados estão precificando mais duas reduções de um quarto de ponto nas taxas antes do final do ano, segundo a ferramenta CME FedWatch. Os investidores estão atentos aos próximos dados macroeconômicos, analisando-os com ainda mais cuidado para garantir que o caminho esperado de afrouxamento monetário permaneça intacto.
Análise do Setor
"Com as ações próximas de seus máximos e os mercados de taxas ainda precificando cerca de cinco cortes adicionais no próximo ano, mais suporte para as ações dependerá mais de dados macroeconômicos robustos do que de um aumento na acomodação nas taxas, em nossa opinião," afirmou Emmanuel Cau, chefe da estratégia de ações na Europa do Barclays, na sexta-feira.
Dados Macro Econômicos
A semana que se aproxima trará o mais recente índice de preços de despesas de consumo pessoal — que é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve — e que deve mostrar pressões de preços elevadas. Os investidores esperam que a inflação permaneça em níveis controláveis o suficiente para que o Fed mantenha sua posição atual sobre a política monetária.
Fonte: www.cnbc.com