Foi uma semana desafiadora para os touros.
A correção no mercado de ações continuou na sexta-feira, prolongando um declínio que coloca os principais índices em caminho para uma perda semanal acentuada. O Nasdaq 100 caiu mais de 5% em cinco dias, dirigindo-se para o pior desempenho semanal desde a venda provocada por tarifas em abril.
Veja como estavam os índices dos EUA por volta das 12h45, horário do leste, na sexta-feira:
O que está impulsionando a venda?
A venda foi amplamente desencadeada pelo receio de que as avaliações — especialmente no setor de tecnologia — tenham subido muito devido ao entusiasmo com a IA generativa.
As ações de tecnologia lideraram as perdas ao longo da semana. Aqui estão alguns dos grandes declínios:
A queda ganhou força na sexta-feira, após a divulgação da mais recente pesquisa da Universidade de Michigan, que revelou que o sentimento do consumidor havia despencado para um nível próximo ao recorde negativo.
O Índice de Sentimento do Consumidor caiu para 50,3 no mês, abaixo da expectativa de 53. Com exceção de 2022, esse foi o menor sentimento mensal registrado desde pelo menos 1978.
“Com a paralisação do governo federal se estendendo por mais de um mês, os consumidores agora expressam preocupações sobre as potenciais consequências negativas para a economia”, disse Joanne Hsu, diretora da pesquisa de sentimento do consumidor, em comunicado.
Principais Considerações na Wall Street
Algumas informações estão emergindo sobre a Wall Street — e um nível do S&P 500 que os analistas afirmam estar observando. Aqui está o que você precisa saber:
1. As avaliações são o centro das atenções…
As avaliações elevadas têm sido uma preocupação entre os profissionais do mercado há algum tempo, mas a questão parece ter ganhado destaque esta semana, após os resultados financeiros da Palantir não impressionarem os investidores no terceiro trimestre, apesar de terem superado todas as métricas. A ação está sendo negociada a um índice preço / lucro futuro em torno de 187, que é elevado em comparação com outras ações de tecnologia de destaque, como a Nvidia. As ações da Palantir caíram 13% nos últimos cinco dias.
“De repente, estamos começando a ver alguns grandes nomes do setor de tecnologia falharem em atender às expectativas dos investidores”, escreveu David Rosenberg, presidente da Rosenberg Research, em uma nota para clientes nesta semana. “Avaliações extremamente altas atrapalharam”, acrescentou ele, referindo-se à queda da Palantir em particular.
Os CEOs do Goldman Sachs e do Morgan Stanley também alertaram nesta semana que as ações podem estar se encaminhando para uma correção, alimentando temores de que o mercado esteja sobreavaliado.
“De acordo com nossas avaliações básicas, muitas das ações de IA estão ou justamente avaliadas ou entrando em território sobreavaliado. Se o crescimento da IA não atender às expectativas, prepare-se”, escreveu Dave Sekera, estrategista-chefe de mercado dos EUA da Morningstar, em uma nota na segunda-feira.
As preocupações podem também se estender a outras áreas do mercado que tiveram ganhos significativos este ano. Na quinta-feira, a Tapestry, proprietária das marcas de luxo Coach e Kate Spade, caiu 9% após apresentar resultados financeiros e orientações robustas.
2. …Mas investidores estão de olho em oportunidades de compra
Os apelos para comprar a queda estão se tornando cada vez mais audíveis na Wall Street.
Em uma nota para clientes na quinta-feira, a equipe de inteligência de mercado do JPMorgan afirmou que o banco comprará quaisquer quedas até pelo menos o final do ano. Os estrategistas afirmaram que permanecem otimistas em relação ao mercado devido a fatores como crescimento econômico sólido e lucros corporativos, bem como obstáculos como tarifas diminuindo.
“Algumas grandes ações de tecnologia estão em promoção e apresentam oportunidades de compra para os investidores, especialmente para aqueles que perderam a força do mercado nos últimos dois meses”, disse Glen Smith, diretor de investimentos da GDS Wealth Management, na sexta-feira.
Mark Newton, chefe da estratégia técnica da Fundstrat Research, também acredita que a fraqueza nas ações de tecnologia representa uma oportunidade de compra para investidores que buscam uma boa oferta.
“Isso se alinha com meus ciclos e fornece um ponto de entrada muito atraente no final de novembro ou na primeira semana de dezembro, antes de uma nova alta”, escreveu Newton sobre a recente venda em uma nota para clientes.
3. Dados de empregos fracos significam uma perspectiva mais favorável para cortes nas taxas
Há um lado positivo em um mercado de trabalho dos EUA mais fraco: isso está fortalecendo o argumento por cortes nas taxas do Fed.
A venda de ações ganhou força na quinta-feira, quando investidores foram impactados por novos dados sobre demissões: os empregadores dos EUA anunciaram mais de 153.000 cortes de emprego no mês passado — mais do que o dobro do número anunciado em setembro e o pior resultado para outubro desde 2003, de acordo com a Challenger, Gray & Christmas.
Entretanto, a probabilidade de cortes nas taxas do Fed no futuro aumentou. As chances de um novo corte de 25 pontos base em dezembro subiram para mais de 70% na quinta-feira, enquanto as chances de um corte semelhante em janeiro elevaram-se para 24%, segundo a ferramenta CME FedWatch.
“Existem dados suficientes sobre folha de pagamento e demissões para sugerir que o mercado de trabalho está esfriando”, disse Glen Smith, CIO da GDS Wealth Management. “Acreditamos que esse esfriamento mantém os planos de corte de taxas do Fed vivos para dezembro e potencialmente até o início de 2026.”
4. Um nível a ser observado no S&P 500: 6.665
O número 6.665 representa a média móvel de 50 dias no S&P 500. É um nível técnico chave que o índice de referência pode em breve testar, escreveu Katie Stockton, estrategista técnica e fundadora da Fairlead Strategies, em uma nota na sexta-feira.
Se o índice não encontrar suporte nesse nível, isso pode significar que há risco de um “declínio mais profundo”, com o índice potencialmente caindo para até 6.500 no curto prazo, sugeriu Stockton. Isso implicaria uma queda adicional de 3% do índice a partir dos níveis atuais.
Outros estrategistas técnicos sugeriram que o mercado pode estar em breve a caminho de uma recuperação. Newton, da Fundstrat, afirmou que via o índice começando a se recuperar já na sexta-feira ou na segunda-feira da semana seguinte.
Fonte: www.businessinsider.com