Raízen tem Rating Rebaixado pela Moody’s
A Raízen (RAIZ4) sofreu um rebaixamento em sua classificação corporativa pela agência de classificação de risco Moody’s Local Brasil, que alterou o rating de ‘AAA.Br’ para ‘CCC+.Br’. Além disso, a perspectiva da empresa foi modificada de ‘negativa’ para ‘em revisão para rebaixamento’.
Motivos para o Rebaixamento
O rebaixamento do Rating Corporativo (CFR) da Raízen para CCC+.br, saindo de AAA.br, se deve à recente contratação de consultores financeiros e legais pela companhia. O objetivo é auxiliar na elaboração de um diagnóstico de opções que visem fortalecer a posição de liquidez da empresa e otimizar sua estrutura de capital.
Conforme o relatório da Moody’s, “o patamar atual da classificação reflete nossa visão de que a qualidade de crédito da Raízen é muito fraca em relação a outras entidades nacionais e provavelmente está em, ou perto de default, normalmente com perspectivas de recuperação moderadas”.
Consultoria Contratada
Na segunda-feira, 9 de outubro, a Raízen confirmou que escolheu a Rothschild & Co como assessora financeira. Além disso, os escritórios Pinheiro Neto Advogados e Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP foram designados como assessores legais para a empresa.
Avaliação das Agências de Classificação
No mesmo dia, a S&P Global Ratings também rebaixou o rating da Raízen de ‘BBB-’ para ‘CCC+’ e colocou a companhia em observação de crédito negativa. Essa decisão foi motivada pelo aumento dos riscos associados a uma possível reestruturação de dívida, situação que a agência considera como equivalente a um default.
Em um movimento subsequente, a Fitch Ratings rebaixou novamente a classificação da Raízen, apenas algumas horas após já ter diminuído sua nota anteriormente. Com esse novo rebaixamento, as classificações da empresa estão agora na faixa de alto risco (‘CCC’).
Fonte: www.moneytimes.com.br