Mudança no vale-refeição promete queda nos preços dos supermercados, afirma Abras.

Alterações no PAT e Implicações para os Supermercados

Com a recente alteração das regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o governo federal espera que os supermercados tenham um "custo menor". Essa afirmação foi feita por João Galassi, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), durante uma entrevista ao CNN Money.

Objetivo do PAT

O PAT tem como objetivo auxiliar as empresas que oferecem benefícios relacionados à alimentação de seus colaboradores, por meio de isenções fiscais. O decreto que visa ampliar a acessibilidade do programa está programado para ser assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta terça-feira, dia 11.

Mudanças Reivindicadas pelo Setor Varejista

As alterações solicitadas pelo setor varejista e que foram atendidas pelo Executivo incluem:

  • Teto das taxas: Limitação das taxas cobradas de lojistas e restaurantes nas transações com os vales.

  • Redução do prazo de reembolso: Aceleração no tempo de reembolso para os estabelecimentos.

  • Padronização dos contratos: Uniformização dos contratos para evitar a cobrança de diversas taxas.

Galassi explicou que as taxas agora devem ser fixas, eliminando os "penduricalhos" que encarecem os serviços. Atualmente, existem 17 tipos de taxas e tarifas cobradas das empresas, o que resulta em um aumento nos custos que impactam o consumidor.

Expectativas Futuras

Galassi acredita que, após a assinatura do decreto, haverá redução das taxas para que o setor supermercadista possa contribuir significativamente na diminuição da inflação e no abastecimento da população brasileira.

Ele também destaca que os pequenos varejistas enfrentam dificuldades ao aceitar pagamentos via vale-refeição devido às altas taxas cobradas pelas bandeiras de cartões.

Por fim, Galassi expressa a expectativa de que, com as mudanças introduzidas, toda a população terá acesso aos vouchers de refeição e alimentação em todos os comércios do país, promovendo uma maior inclusão e praticidade no uso desses benefícios.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Parlamentares da UE exigem cancelamento do acordo com os EUA após ameaça à Groenlândia

Mercosul-UE: Acordo Pode Impulsionar o PIB do Brasil em R$ 37 Bilhões

O que acontece com os fundos de investimento após a liquidação da Reag? Descubra agora!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais