Na batalha do e-commerce, Shopee divulga diminuição no prazo de entrega; confira os novos prazos.

Movimentos no Setor de E-commerce

A disputa no setor de e-commerce tem gerado mudanças significativas por parte de dois grandes nomes internacionais que conseguiram estabelecer uma base sólida de consumidores no Brasil. Nesse contexto, a Shopee anunciou uma redução no tempo médio de entrega de mais de dois dias no segundo trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Desempenho da Shopee

De acordo com comunicado da empresa, na Grande São Paulo, uma a cada quatro encomendas foi entregue até o dia seguinte, enquanto 40% foram entregues em até dois dias. O serviço de entrega rápida também está se expandindo para regiões como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e outras localidades, abrangendo mais de 75 cidades.

Durante 2025, a Shopee continua a ampliar sua rede logística para enfrentar a concorrência crescente em três frentes principais: frete, prazo de entrega e preços. Neste ano, a empresa inaugurou dois centros de distribuição no país, totalizando 13. Além disso, possui mais de 30 hubs logísticos e mais de 3 mil pontos de coleta, tanto para produtos de vendedores quanto para consumidores em processos de logística reversa. A empresa também passou a utilizar a rota aérea São Paulo–Manaus, com a expectativa de reduzir até 60% o tempo médio de entrega das encomendas.

Shopee e Mercado Livre

Com a redução no tempo de entrega, a Shopee busca fortalecer a preferência dos consumidores por seus serviços. Em um mercado cada vez mais competitivo, a empresa enfrenta diretamente o Mercado Livre, uma gigante argentina que tem adotado medidas como a diminuição do valor mínimo para frete grátis.

Em junho, o Mercado Livre reduziu sua política de frete grátis no Brasil de R$ 79 para R$ 19, o valor mínimo na história da empresa, alinhando-se ao mesmo patamar praticado pela Shopee. O anúncio da companhia argentina foi realizado em um dia com a data 6/6, que poderia passar despercebido, não fossem as datas iguais (como 1/1; 2/2) que a Shopee utiliza como estratégia para suas campanhas promocionais.

Na ocasião, a equipe de analistas do Itaú BBA destacou que a medida visava defender a posição do Mercado Livre em categorias de baixo custo, fortalecendo sua posição frente a plataformas como a Shopee, que vem ganhando espaço nesse nicho. Os analistas observaram que “a medida segue um corte recente de até 40% nos custos de frete para determinados itens e se alinha com o esforço mais amplo do Mercado Livre para aumentar a frequência, expandir sua base de usuários e reforçar a amplitude da categoria em segmentos de consumidores mais sensíveis a preço”.

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