Ligações Diplomáticas
Após a ligação entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump nesta segunda-feira, 6 de novembro, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou um levantamento que estima que uma possível negociação entre Brasil e Estados Unidos pode resultar na isenção de até 7,8 bilhões de dólares em exportações brasileiras para os EUA.
Potenciais Acordos e Isenções
A CNI baseou sua análise em um potencial acordo que se fundamenta na Ordem Executiva emitida em 5 de setembro pelo governo americano. Esta ordem prevê possíveis isenções tarifárias para 1.908 produtos provenientes de países que possuem acordos recíprocos com os Estados Unidos, incluindo tarifas recíprocas e setoriais.
O anexo ao qual a CNI se refere abrange, aproximadamente, 18,4% do total das exportações do Brasil para os Estados Unidos em 2024. Esses dados se somam aos 26,2% que já estão isentos de tarifas adicionais.
Produtos em Destaque
A análise da CNI destacou diversos produtos que poderiam se beneficiar das isenções para os exportadores brasileiros. Entre os itens mencionados estão café, cacau, frutas tropicais e produtos metálicos. Além desses produtos, a lista de isenções também abrange produtos agrícolas, aeronaves e peças, medicamentos genéricos e insumos farmacêuticos.
Declarações do Presidente da CNI
Ricardo Alban, presidente da CNI, enfatizou a importância do diálogo e do respeito mútuo entre as partes envolvidas nas negociações. Segundo Alban, "para a indústria, é muito relevante esse avanço das tratativas. Desde o início, nós defendemos o diálogo, pautado pelo respeito e pela significância desta parceria bicentenária. Vamos acompanhar e contribuir com o que for possível."
Missão Empresarial a Washington
A confederação liderou uma missão empresarial a Washington em setembro, que teve como objetivo discutir com contrapartes americanas os impactos do tarifaço nas relações comerciais entre os dois países. Essa iniciativa demonstra o empenho da CNI em buscar soluções que favoreçam o comércio bilateral e a indústria nacional.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br