Divulgação de Indicadores de Inflação no Japão
O Japão divulgou nesta quinta-feira (21/08), às 20h30, uma série de indicadores de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) Nacional e o IPC Núcleo apresentaram resultados mistos em relação às projeções do mercado, mas mostraram estabilidade em comparação ao mês anterior. O índice Nikkei 225 (N225) encerrou a sexta-feira (22/08) praticamente estável.
IPC Nacional
O IPC Nacional subiu 0,1% em julho, alinhando-se às expectativas do mercado e mantendo o mesmo índice do mês anterior. Na comparação anual, avançou 3,1%, abaixo da projeção de 3,3%, e está desacelerando em relação ao resultado anterior, que também foi 3,3%. Essa leitura indica que as pressões inflacionárias continuam, mas estão em uma trajetória de acomodação.
IPC Núcleo
O IPC Núcleo, que exclui alimentos frescos, teve um aumento de 3,1% em julho, acima da previsão de 3,0%, mas levemente abaixo do índice anterior de 3,3%. Esse indicador é monitorado de perto pelo Banco do Japão e tende a influenciar as expectativas sobre a política monetária.
Mercado Financeiro
O Nikkei 225 encerrou o dia com uma alta de 0,05%, atingindo 42.633,29 pontos. O iene (FX:USDJPY) permaneceu estável em relação ao dólar norte-americano, refletindo a interpretação mista dos dados de inflação.