Nos Estados Unidos, os americanos não estão preocupados com a paralisação do governo, mas mantêm um pessimismo em relação ao custo de vida e à baixa contratação.

Sentimento do Consumidor em Baixa

Preocupações Persistentes

Preocupações persistentes relacionadas ao aumento do custo de vida e à escassez de oportunidades de emprego fizeram com que o sentimento do consumidor caísse para seu sétimo nível mais baixo em mais de sete décadas, desde 1952.

Queda do Índice de Sentimento

O sentimento do consumidor apresentou uma leve queda no início deste mês, registrando uma leitura preliminar de 55, conforme informado na sexta-feira pela Universidade de Michigan. Esse índice é considerado fraco e raramente observado na era pós-Segunda Guerra Mundial. O número está ligeiramente acima dos mínimos alcançados na primavera deste ano, quando o então presidente Donald Trump anunciou tarifas significativas.

Questões Financeiras em Foco

Joanne Hsu, diretora da pesquisa, destacou em um comunicado que "questões financeiras, como altos preços e perspectivas de emprego em deterioração, permanecem em destaque na mente dos consumidores". Ela também observou que "os consumidores não esperam uma melhora significativa nessas questões".

Impacto da Paralisação do Governo

A paralisação do governo federal, que completou dez dias na sexta-feira, até o momento não afetou a percepção dos americanos sobre a economia, de acordo com a pesquisa. Mais de um milhão de trabalhadores federais foram colocados em licença ou estão trabalhando sem remuneração. Economistas afirmam que os efeitos macroeconômicos da paralisação não são significativos, mas tendem a aumentar conforme a duração da crise se alonga.

Mudanças no Humor Econômico

Após uma breve recuperação, o clima econômico nos Estados Unidos começou a se deteriorar novamente nos últimos meses, impulsionado por frustrações crescentes acerca dos altos preços e um mercado de trabalho em declínio, conforme apontam várias pesquisas. No entanto, o sentimento do consumidor não tem se mostrado um indicador confiável de futuros gastos nos últimos anos. Os economistas salientam que os gastos dependem em grande parte da saúde do mercado de trabalho, que recentemente desacelerou, mas ainda permanece relativamente sólido, com taxas de desemprego em níveis baixos.

Atualização Contínua da Situação

Esta história está em desenvolvimento e será atualizada conforme novas informações forem disponibilizadas.

Fonte: www.cnn.com

Related posts

A dominância da OpenAI é algo que Silicon Valley nunca testemunhou antes.

A temporada de resultados começa com os relatórios dos grandes bancos.

Trump anuncia tarifas de 130% sobre a China. A guerra comercial global voltou com força.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais