Declínio das Ações da Nvidia
Jim Cramer, da CNBC, comentou na quinta-feira que não há motivo para preocupação com a queda das ações da Nvidia. Ele chamou a empresa de "GOAT" — a melhor de todos os tempos — e comparou a resiliência e a competência da fabricante de chips de IA ao estilo do campeão de boxe Muhammad Ali. Cramer expressou: “Eu reconheço que você está passando por dificuldades com a Nvidia”, durante o programa "Squawk on the Street". “Houve momentos de queda extraordinários, mas isso pode ser comparado a Muhammad Ali.”
Comparação com Muhammad Ali
Muhammad Ali é amplamente considerado o maior boxeador de todos os tempos. Ele ganhou, perdeu e recuperou títulos mundiais de pesos pesados. Conhecido por seu estilo de "rope-a-dope", Ali se apoiava contra as cordas, recebendo grandes pancadas para fazer seu oponente se cansar, antes de voltar com um ataque devastador para vencer a luta. Cramer mencionou que, ao longo dos anos em que recomendou aos investidores que "possuíssem, não negociassem" ações da Nvidia, houve momentos em que o preço das ações caiu drasticamente, fazendo parecer que a empresa estava em uma situação perdida, semelhante a Ali, apenas para ressurgir, devido à eficiência com que a empresa liderada por Jensen Huang opera.
Cramer recomendou a Nvidia pela primeira vez no final de 2009. Desde então, o preço das ações disparou, acumulando mais de 40.000% em alta até a última negociação de quinta-feira. Durante a reunião anual do CNBC Investing Club em outubro, Huang subiu ao palco diante de um público composto por muitos milionários da Nvidia e agradeceu a Cramer por seu apoio à empresa.
O Impacto da IAD
Uma das citações mais memoráveis de Ali é "Flutue como uma borboleta, pique como uma abelha", enfatizando a importância de esquivar-se e depois atacar com convicção. A Nvidia tem, com certeza, feito sua parte de esquivar e atacar ao longo dos anos. Os processadores gráficos da empresa começaram como itens indispensáveis nos computadores de gamers e artistas gráficos muito antes de a empresa decidir desenvolver GPUs para aplicações de inteligência artificial.
Em um ano desafiador para a tecnologia e o mercado de ações, as ações da Nvidia perderam 50% de seu valor em 2022, depois de três anos consecutivos de ganhos impressionantes, e após uma queda de 30% em 2018. A Nvidia já passou por muitos ciclos de expansão e contração antes disso. No entanto, no final de 2022, quando o ChatGPT da OpenAI foi lançado e rapidamente se tornou um fenômeno viral, a demanda pelos chips da Nvidia, que eram utilizados para treinar o modelo, cresceu exponencialmente. Aproveitando esse momento, as ações da Nvidia apresentaram um crescimento acentuado em 2023, 2024 e 2025.
Expectativas para o Futuro
No entanto, o início deste ano tem sido complicado, com preocupações sobre como todo o imenso investimento em IA até o momento e os gastos prometidos no futuro poderão continuar a se sustentar. As ações da Nvidia caíram mais de 6% até agora em 2023, chegando a aproximadamente $175. O fechamento recorde das ações, de $207, foi registrado no final de outubro. Com o foco voltado para a fabricante de chips, Cramer afirmou que a Nvidia possui a capacidade de suportar esses desafios atuais, que, além das preocupações sobre gastos, foram agravados por uma escassez de memória induzida pela IA.
Parcerias Estratégicas
Em um outro momento "Ali" de grandeza, a Nvidia já garantiu parcerias com a SK Hynix e a Samsung para a fornecimento de memória de alta largura de banda, que é crucial para seus chips de IA. Cramer elogiou essa decisão como uma "movimentação notável" da parte do CEO Huang. Ele acrescentou: “Quem tem memória vence.”
“Se a Nvidia tiver toda a memória do mundo, isso é porque Jensen foi até essas duas empresas na Coreia.” Se as ações da Nvidia continuarem a cair, Cramer recomendou que os investidores tomem uma atitude, sugerindo que o nível de $160 seria um bom ponto de entrada para compras. “Este é o GOAT,” afirmou Cramer na quinta-feira. “Não mexa com o GOAT.”
A jornalista Morgan Chittum, da CNBC, também contribuiu para este relatório.
Fonte: www.cnbc.com