Flutuação dos Preços do Ouro
Na quarta-feira, os preços do ouro apresentaram uma leve alta após uma queda acentuada ocorrida na terça-feira, quando o metal precioso viu um tombo superior a 5% em sua cotação.
Motivação para a Queda dos Preços
A diminuição no valor do ouro, considerado um ativo seguro em períodos de incerteza, ocorreu devido a investidores que decidiram realizar lucros após uma intensa valorização que estabeleceu recordes. Além disso, encontros futuros entre representantes dos Estados Unidos e da China para novas negociações comerciais também influenciaram essa movimentação.
Cotações de Ouro
Na manhã de quarta-feira, o ouro era negociado a $4.141,48 por onça troy, apresentando um aumento de menos de 0,4%.
Desempenho Numa Linha do Tempo
Na terça-feira, o preço do ouro spot chegou a cair 6,3%, alcançando $4.082,03 por onça troy, após ter atingido um recorde histórico de $4.381,21 na segunda-feira. As futuras negociações de ouro nos Estados Unidos se encerraram com uma queda de 5,7%, totalizando $4.087,70, o que representa a maior desvalorização percentual desde abril de 2013. Os preços da prata e do platina também registraram quedas significativas na terça-feira, com perdas de 7% e 5%, respectivamente.
Análise do Mercado
Analistas apontaram que essa venda ocorreu após semanas de compras intensas que elevaram os preços do ouro a níveis considerados excessivos.
Crescimento Histórico em 2025
Em 2025, o ouro registrou ganhos históricos, com um aumento superior a 50%, superando períodos de alta volatilidade anterior, como os que se seguiram aos ataques de 11 de setembro, à crise financeira de 2008 e até mesmo à pandemia de Covid-19.
Fatores que Influenciam os Preços
Somente nos últimos dois meses, os preços do ouro subiram 25%, impulsionados pela demanda que cresceu em meio ao aumento da dívida do governo dos EUA, incertezas políticas e especulações em torno de possíveis cortes adicionais nas taxas de juros por parte do Federal Reserve.
Tensão Comercial e Expectativas
Entretanto, a expectativa de um alívio nas tensões comerciais entre Washington e Pequim, assim como a recuperação do dólar americano, levou os investidores a garantir seus lucros. Apesar do aumento recente das tensões entre as duas maiores economias do mundo, representantes do comércio de ambos os países devem se reunir no final desta semana, antes de um encontro planejado entre o líder chinês Xi Jinping e o presidente norte-americano Donald Trump na semana seguinte.
Comentários de Líderes
“Eu espero que provavelmente chegaremos a um acordo muito justo com o presidente Xi da China,” comentou Trump na segunda-feira. “Acredito que vamos trabalhar em algo que será bom.”
Demanda Física e Fatores Locais
Analistas também destacaram o final do festival de Diwali na Índia, que é o segundo maior consumidor de ouro do mundo, como um fator adicional que reduziu a demanda física, contribuindo para a queda nos preços do metal precioso.
Fonte: www.cnn.com