Introdução
Este é o resumo do Breve Informativo das manhãs de hoje, que você pode cadastrar para receber diariamente em seu e-mail, juntamente com outras informações relevantes.
Aumento do Valor do Ouro
Um ativo considerado porto seguro que dobrou de valor nos últimos três anos tem atraído mais investidores em meio a um cenário geopolítico tumultuado. Além disso, as projeções dos analistas para o preço do ouro continuam a ser elevadas à medida que o Federal Reserve se prepara para promover cortes nas taxas de juros. Embora isso possa soar como uma abordagem típica do setor de criptomoedas, a realidade é que se trata do ouro (GC=F).
Números do Ouro
Em termos numéricos, o metal precioso brilha intensamente. Os preços do ouro subiram mais de 40% neste ano, superando em muito o ganho de 10% do índice S&P 500 (^GSPC). Mesmo o bitcoin (BTC-USD), que teve um ano recorde em função da adesão do governo Trump, foi superado, registrando um modesto crescimento de apenas 20%.
A Interpretação do Mercado
Ao contrário do mercado de ações e suas marés ascendentes, existe uma dinâmica mais complexa nessa transação. A ascensão do ouro também funciona como um indicador do clima econômico, mas não necessariamente de forma positiva.
Fatores que Impulsionam o Preço
Muitos dos fatores que elevam o preço do ouro seriam considerados preocupantes fora do contexto de um ativo em valorização. A identidade e a utilidade do ouro como reserva de valor estão intimamente ligadas a períodos de turbulência financeira. Normalmente, pessoas, governos e instituições não buscam refúgio em tempos de bonança econômica; e, quando o fazem, geralmente competem com o dólar americano e várias versões de títulos de longo prazo.
Relação com o Mercado de Ações
Por outro lado, o auge do ouro, que perdura por mais de cinco mil anos, não ocorre em um vazio, mas sim ao lado de um recorde histórico para ações do setor tecnológico e de uma ampla aceitação de otimismo no mercado de ações.
Expectativas para Taxas de Juros
A possibilidade de cortes nas taxas de juros, como uma forma de aliviar um mercado de trabalho em dificuldades, tem gerado uma forte movimentação nos mercados. O que inicialmente parece ser uma má notícia, como o aumento do desemprego, é frequentemente acompanhado pela expectativa de cortes nas taxas, possivelmente até cortes substanciais. A taxas mais baixas, o ouro tende a se tornar uma opção mais atrativa em comparação com investimentos de baixo risco.
Impacto da Política Global
Antes de chegar a esse ponto, a era pós-pandemia de política global já havia desestabilizado alianças de longa data e gerado novas tensões entre os governos. A política comercial do presidente Trump trouxe uma nova incerteza ao panorama econômico e incentivou os investidores a protegerem-se contra os ativos dos Estados Unidos.
Análise do Dólar e do Ouro
De acordo com uma análise da Morgan Stanley Research, o dólar americano terminou o primeiro semestre de 2025 com a maior perda desde 1973, e a pressão contra a moeda deve continuar. Nesse contexto, o ouro se revela uma proteção eficaz contra a inflação e a depreciação da moeda.