Para maximizar seu potencial, faça a si mesmo esta pergunta.

Warren Buffett é conhecido por oferecer conselhos. Ao longo de várias décadas, o presidente da Berkshire Hathaway tem se sentado diante de um auditório repleto durante as reuniões anuais de acionistas de sua empresa, respondendo a perguntas de investidores sobre uma ampla gama de tópicos, que vão desde inteligência artificial, passando pelos detalhes do setor de seguros, até conselhos sobre casamento.

No documentário “Warren Buffett: A Life and Legacy”, que será exibido no dia 18 de janeiro às 15h (horário do leste dos EUA) pelo canal CNBC, Becky Quick questiona o “Oráculo de Omaha” sobre algumas das perguntas mais desafiadoras e os melhores conselhos que ele já deu. Buffett menciona um desafio que costumava apresentar a estudantes universitários.

Buffett propunha aos alunos que considerassem um cenário no qual, em uma turma de cerca de 300 colegas, eles poderiam receber 10% dos ganhos ao longo da vida de cinco deles. Quem eles escolheriam — e por quê? E quem deixariam de fora? As pessoas escolhidas, conforme ele afirma, não precisariam ser as mais bonitas, as mais inteligentes ou as mais atléticas.

“Claro, eu expliquei no final, você pode ser a pessoa que você compraria”, conta Buffett. “Nada é impossível. Não se trata de jogar uma bola de futebol a 60 jardas, e não é uma questão de quem tem o maior QI. Você pode ser uma das cinco.”

Como se destacar

Então, o que poderia fazer com que você estivesse na lista de pessoas com altos rendimentos esperados ao longo da vida?

“É muito de sorte. Se você escolher os pais certos, você já é rico ao nascer”, afirma Buffett. “Você ganhou na loteria — a loteria ovariana.”

No entanto, Buffett esclareceu aos alunos que eles ainda poderiam ser escolhidos por seus colegas. “Você pode conseguir isso sendo uma boa pessoa, lendo muito e gastando menos do que ganha”, diz ele. “Eu apenas mencionei que você pode gastar 110% do que ganha uma vez, e então já era. O restante da sua vida você ficará no vermelho.”

Buffett faz questão de enfatizar esse último ponto. Embora certos tipos de empréstimos, como um financiamento imobiliário, possam ser justificáveis em algumas situações, você geralmente deve evitar se endividar, segundo Buffett.

“Além de um certo ponto, se você entrar em um buraco qualquer, será difícil sair dele”, afirma. “Não é que seja impossível, e eu dou crédito às pessoas que conseguem. Mas faça da maneira fácil.”

É claro que você não se tornará um dos maiores ganhadores entre seus colegas se não trabalhar duro e se concentrar na autoaperfeiçoamento, segundo Buffett. Ele recorda o hábito de seu parceiro de longa data, Charlie Munger, que costumava “vender a si mesmo” sua hora mais produtiva do dia — dedicando uma hora cada manhã exclusivamente ao aprimoramento de sua mente e vendendo o restante de suas horas de trabalho para clientes.

“Isso não é loucura”, diz Buffett. “Seu futuro é seu futuro, e você não pode esperar que ninguém mais faça isso por você.”

Quer se destacar no trabalho com inteligência artificial? Inscreva-se no novo curso online da CNBC, Além do Básico: Como Usar a IA para Potencializar Seu Trabalho. Aprenda habilidades avançadas de IA, como construir GPTs personalizados e utilizar agentes de IA para aumentar sua produtividade hoje mesmo. Use o código promocional EARLYBIRD para 25% de desconto. Oferta válida de 5 a 19 de janeiro de 2026. Termos aplicáveis.

Tome o controle de suas finanças com o CNBC Select

O CNBC Select é editorialmente independente e pode gerar comissão de parceiros afiliados em links.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Ações enfrentam uma enxurrada de notícias e garantimos alguns lucros.

Trump ameaça processar o JPMorgan Chase por ‘desbancarização’

Pequenas empresas emergem rapidamente para rivalizar com as Big Tech como as melhores no comércio de IA.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais