Possibilidade de Paralisação Parcial do Governo dos EUA
O governo dos Estados Unidos está a caminho de iniciar pelo menos uma breve paralisação parcial na manhã de sábado, após uma votação do Senado planejada sobre um acordo de financiamento que visava manter as agências federais em funcionamento ter sido adiada.
Comentários de Senadores
O senador Lindsey Graham, do Partido Republicano da Carolina do Sul, afirmou a jornalistas na noite de quinta-feira: “Este é um mau acordo”, quando se dirigia ao escritório do líder da maioria no Senado, John Thune, do Partido Republicano de Dakota do Sul, segundo informações da MS Now.
Graham confirmou que possui um bloqueio sobre o pacote de financiamento, o que efetivamente impede que ele seja considerado rapidamente pelo Senado.
Mesmo que o Senado vote sobre esse acordo na sexta-feira, uma paralisação breve é praticamente certa, pois a Câmara dos Representantes não tem previsão de retornar a Washington até segunda-feira. Ambas as casas do Congresso precisam votar para aprovar os projetos de lei de gastos antes que o pacote seja enviado ao presidente Donald Trump para assinatura.
Na ausência de um acordo de financiamento, uma paralisação parcial das operações federais terá início às 12h01min ET de sábado.
Postagem de Trump e Detalhes do Acordo
Na quinta-feira, Trump, por meio de uma postagem em sua plataforma Truth Social, incentivou os legisladores a apoiarem o acordo que financiará a maior parte do governo federal até o fim do ano fiscal, marcado para 30 de setembro. Os líderes do Senado planejavam uma votação sobre o acordo na noite de quinta-feira, mas esta foi cancelada.
O acordo em questão retiraria o financiamento do Departamento de Segurança Interna (DHS) e aprovaria cinco outros projetos de lei para alocar recursos para agências governamentais.
O DHS, que tem sido alvo de críticas severas por parte dos democratas em relação às suas ações de aplicação de imigração em Minnesota, seria temporariamente financiado por uma medida provisória sob o acordo, enquanto um financiamento de longo prazo seria revisitado posteriormente.
Motivos para o Bloqueio de Graham
Um assessor republicano do Senado informou à MS Now que o bloqueio de Graham ao acordo decorre de uma disposição aprovada pela Câmara, que retirou uma linguagem legislativa que permitiria que senadores processassem por até US$ 500.000 se os registros de suas chamadas fossem obtidos durante a chamada investigação do “Arctic Frost”, conduzida pelo então promotor especial Jack Smith.
Fonte: www.cnbc.com