Desempenho do Mercado de Ações
Após a queda dos papéis de momentum na quarta-feira, Wall Street se esforça para entender se esse movimento representa apenas uma rotação simples ou se o mercado em alta está realmente se deteriorando. O ETF iShares MSCI USA Momentum Factor (MTUM) caiu 3,7% na quarta-feira, marcando seu pior desempenho desde a crise de mercado induzida por tarifas no início de abril. Durante a sessão, mais de 1,8 milhão de ações do fundo, que acompanha ações com forte momento de preço recente, foram negociadas — um volume que não era visto desde meados de novembro.
Força do Mercado
Embora a forte queda dos papéis de momentum tenha sido notada, sua gravidade foi algo amenizada pelo desempenho robusto de outros setores do mercado, como os bens de consumo e os bancos. O índice S&P 500, de forma geral, encerrou o dia com uma baixa de apenas cerca de 0,5%.
Análise da Queda
Atualmente, Wall Street está em busca de explicações para a retração nos papéis de momentum, permitindo assim que os investidores decidam se a situação representa uma queda a ser aproveitada ou um sinal de um problema mais sério. A equipe de vendas do Bank of America classificou a queda no momentum como o segundo pior movimento de um dia na última década, perdendo apenas para um dia em novembro de 2020, quando a divulgação da eficácia da vacina contra a Covid-19 provocou uma onda de otimismo no mercado.
Dados de Outras Instituições
Da mesma forma, o grupo de ativos e alfa do JPMorgan identificou a quarta-feira como a segunda maior movimentação de momentum em mais de duas décadas. O Goldman Sachs observou que seu grupo de alta volatilidade tem apresentado flutuações significativas em relação ao histórico recente. A equipe do banco indicou que os recuos em momentum normalmente representam boas oportunidades de compra. No entanto, alertou que os investidores devem se proteger no curto prazo, uma vez que não houve sinais de capitulação até o momento e que o desempenho até agora tem sido forte.
Fatores de Influência
"Não há um fator determinante" para o movimento observado na quarta-feira, afirmou a equipe do Goldman. "É uma situação em que o mercado está buscando as revisões de lucros mais robustas possíveis, e, no meio disso, as métricas de desempenho de curto prazo tornaram-se extremas demais."
Comparações Históricas
Em seu pior momento, na quarta-feira, o momentum estava apresentando movimentos extremos, em relação a uma desvio padrão, que foi comparável aos níveis observados durante a crise financeira global e o período de Covid-19, segundo a equipe de vendas e negociação do Barclays. No entanto, não há um sinal claro sobre a direção que o mercado pode tomar a seguir, com base no desempenho do momentum até agora. Imediatamente, o cenário de negociação pode estar prestes a enfrentar mais dificuldades.
Mercado Pré-Abre
Na pré-abertura de negociações de quinta-feira, o ETF iShares caiu 0,7%. A Alphabet, uma das maiores participações do fundo, viu suas ações deslizarem quase 6%, com seus planos de aumentar os investimentos parece não ter agradado os investidores. A queda da controladora do Google não sugere que a momentum trade, alimentada pela inteligência artificial, possa ter uma recuperação. As ações da Microsoft, Meta e Nvidia, que também estão entre as principais posições do ETF, todos apresentaram desempenho negativo.
Fonte: www.cnbc.com