Perspectivas de 8 a 12 de dezembro de 2025

Expectativas para a Reunião do Federal Reserve

As atenções estão voltadas para a última reunião do Federal Reserve em 2025, onde se espera que o banco central anuncie o corte na taxa de juros que o mercado prevê, além do que o presidente Jerome Powell dirá a seguir sobre as perspectivas para a política monetária. Dados econômicos recentes mostraram que a inflação não voltou a subir e o mercado de trabalho apresenta sinais de fraqueza. Em razão disso, os traders estão confiantes de que o Fed diminuirá sua taxa básica de juros em um quarto de ponto percentual.

As negociações de futuros de juros indicam uma certeza próxima de 90% de que a taxa de política do Fed terá uma redução na próxima semana, segundo a ferramenta CME Group FedWatch. A expectativa de um novo corte na taxa, que seria o terceiro do ano e baixaria a taxa dos fundos federais para 3,50% a 3,75%, ajudou a impulsionar as ações esta semana. Todas as três principais médias de ações registraram ganhos semanais, com destaque para o Nasdaq Composite, que avançou 0,9%.

O diretor de investimentos da Certuity, Scott Welch, afirmou à CNBC: “Minha forte suspeita é que o Fed vai cortar na próxima semana. O mercado reagirá de forma muito negativa se isso não acontecer.” Entretanto, com a perspectiva de cortes já refletida nos preços atuais das ações, a própria movimentação não atuaria como um catalisador para aumentar os preços, segundo Welch. “O que será mais importante é o que o presidente Powell dirá a seguir sobre o possível caminho das taxas de juros em 2026.”

Expectativas do Mercado para 2026

O mercado pode reagir positivamente se Powell sinalizar uma perspectiva mais dovish (favorável a juros baixos) para 2026, possivelmente abrindo caminho para uma política monetária ainda mais flexível no próximo ano para conter um eventual desaquecimento no mercado de trabalho. Contudo, Powell também pode adotar um tom mais hawkish, que diminuiria as expectativas de novos cortes nas taxas. “Se ele vier e disser: ‘Sim, decidimos cortar, mas não conte com mais [cortes] no futuro’, acho que o mercado pode reagir a isso,” continuou Welch.

O mandato de Powell como presidente do Fed termina em maio de 2026. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou que há uma “grande chance” de que o presidente Donald Trump faça um anúncio sobre o próximo presidente do Fed “antes do Natal.” Recentemente, o diretor do Conselho Nacional de Economia, Kevin Hassett, tem sido visto como o favorito para substituir Powell. “O mandato de Powell está quase acabando. Acho que o mercado está mais focado em ‘Quem será o próximo, e essa pessoa realmente vai liderar uma nova redução nas taxas, independentemente dos dados?'”, afirmou David Krakauer, vice-presidente de gerenciamento de portfólio da Mercer Advisors.

Ele acrescentou: “O mercado basicamente já precificou 100% a possibilidade de um corte nas taxas na próxima semana. Acho que o que você está vendo aqui é apenas mais combustível potencial para a trajetória de longo prazo sob uma liderança mais dovish.”

Desempenho das Ações de Inteligência Artificial

Após o desempenho negativo das ações de inteligência artificial em novembro, em parte devido a preocupações sobre suas altas valorizações, os investidores podem ter novas informações sobre a direção desse comércio na próxima semana, quando a Oracle divulgar seus resultados trimestrais mais recentes, após o fechamento na quarta-feira. Além disso, também estão agendadas para a próxima semana as divulgações da Synopsys na quarta-feira, após a Nvidia ter adquirido uma participação de $2 bilhões na semana passada, e da Broadcom na sexta-feira, que viu seu valor mais que dobrar no último ano.

No mês de setembro, as ações da Oracle dispararam mais de 30%, marcando um dia em que subiram a maior quantidade desde 1992, após a fornecedora de software de gerenciamento de banco de dados informar que tinha $455 bilhões em obrigações de desempenho de clientes, além de prever uma receita de $144 bilhões em infraestrutura de nuvem até o ano fiscal de 2030, um considerável aumento em relação aos $10 bilhões projetados para o ano fiscal de 2025.

Desde então, a Oracle enfrentou pressão, caindo 23% no quarto trimestre em meio ao ceticismo sobre os números a serem reportados na próxima semana. “Não sabemos se estamos em uma bolha. Se estivermos, achamos que é apenas o começo,” disse Tim Holland, diretor de investimentos da Orion. “As notícias da Oracle serão úteis, sem dúvida. Para mim, parece que estamos em um ciclo de vários anos, que deve persistir pelo menos até 2026, do ponto de vista de capital e investimentos, se não além disso.”

Calendário da Semana Seguinte

Todas as horas mencionadas estão no horário do leste (ET).

  • Segunda-feira, 8 de dezembro
    • Resultados: Toll Brothers
  • Terça-feira, 9 de dezembro
    • 10h: Aberturas de Vagas e Rotatividade de Mão de Obra de outubro (JOLTs)
    • Advertências: AutoZone, Campbell’s, AeroVironment, Cracker Barrel
  • Quarta-feira, 10 de dezembro
    • 14h: Encerramento da Reunião do FOMC
    • 14h30: Coletiva de Imprensa de Powell
    • Resultados: Oracle, Chewy, Vail Resorts, Synopsys
  • Quinta-feira, 11 de dezembro
    • Resultados: Broadcom, Ciena, Lululemon, Costco
  • Sexta-feira, 12 de dezembro

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Como Construí um Negócio de Venda de Cães de Proteção para Clientes Abençoados

Jim Cramer analisa os resultados financeiros do JPMorgan, Wells Fargo, Bank of America e Citigroup.

Ações da Toyota Industries disparam após Toyota Motor aumentar oferta de compra para mais de 35 bilhões de dólares.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais