Eleição de Bruno Moretti
A Petrobras (PETR4) anunciou que Bruno Moretti foi eleito presidente do Conselho de Administração da companhia em uma reunião realizada nesta quinta-feira (21). O mandato de Moretti irá até a próxima Assembleia Geral.
Antecedentes e Apoio
Bruno Moretti, que já era membro do conselho da Petrobras, era apoiado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e “tem simpatia do presidente Lula”, conforme informou a Reuters, citando uma fonte anônima.
Formação e Experiência
Formado em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Moretti possui mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), além de estar doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Ele começou sua carreira em 2004 no Ministério do Planejamento, onde ocupou diversas funções, passando também pelo Ministério da Saúde, pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Senado Federal. Atualmente, Moretti é secretário especial de Análise Governamental da Presidência.
Saída de Pietro Mendes
Na véspera, a Petrobras havia anunciado a saída de Pietro Mendes, após sua nomeação ao cargo de membro da diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ter sido aprovada pelo Senado Federal.