Petrobras (PETR4) inicia a contratação da primeira planta de BioQAV e diesel renovável em São Paulo.

Contratação para BioQAV e Diesel Renovável

A Petrobras (PETR4) anunciou o início do processo de contratação para a construção de sua primeira planta voltada para a produção de BioQAV e diesel renovável, localizada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, São Paulo, conforme comunicado divulgado pela empresa nesta quarta-feira.

Detalhes do Projeto

O projeto prevê uma capacidade de processamento de aproximadamente 950 mil toneladas por ano de matérias-primas de origem vegetal e gordura animal, com a expectativa de gerar uma capacidade de produção de até 16 mil barris por dia (bpd) de combustíveis renováveis, incluindo BioQAV e diesel renovável.

Os contratos referentes a essa iniciativa devem ser assinados no segundo semestre de 2026, com o início das obras previsto para o final do mesmo ano. A Petrobras estima que, durante a execução das obras, cerca de três mil postos de trabalho serão gerados.

Divisão do Projeto

A companhia explicou que o projeto foi segmentado em cinco pacotes de contratação. A licitação do primeiro pacote já está aberta e refere-se à unidade de pré-tratamento, responsável pela remoção de impurezas da matéria-prima, preparando-a para a conversão nos produtos BioQAV e diesel 100% renovável.

Além disso, está prevista a instalação de tanques para o armazenamento de derivados e matérias-primas, como óleo de soja e sebo bovino, oriundos, principalmente, das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Declaração da Diretora

A diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, destacou no comunicado: “A planta dedicada para a produção de combustíveis renováveis na RPBC e a oferta de novos produtos ao mercado serão um marco no desenvolvimento sustentável a que estamos nos propondo.”

Related posts

Lojas Renner (LREN3) aprova aumento de capital de R$ 1,6 milhão – Notícia Financeira

Petrobras (PETR4) anuncia Bruno Moretti como o novo presidente do Conselho de Administração.

Zoom (Z1OM34) eleva previsões anuais devido à grande demanda por ferramentas de IA.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais