Crescimento do PIB da Argentina
O PIB (Produto Interno Bruto) da Argentina registrou um crescimento de 6,3% no segundo trimestre de 2025 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Essa informação foi divulgada em uma estimativa preliminar pelo Indec (Instituto Nacional de Estatística e Censos) na quarta-feira, dia 17.
Comparação Trimestral
Apesar do crescimento anual significativo, a análise do desempenho em relação ao trimestre imediatamente anterior apontou uma queda de 0,1% nos dados dessazonalizados.
Demanda e Formação Bruta de Capital Fixo
Com relação à demanda, o Indec revelou que a Formação Bruta de Capital Fixo, que abrange gastos com construção, máquinas e equipamentos, aumentou em 32,1% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2024. No entanto, quando analisada em relação ao primeiro trimestre deste ano, houve uma diminuição de 0,5%.
Queda em Exportações e Consumo
Em termos de dados dessazonalizados, também foram observadas quedas nos indicadores de Exportações, que apresentaram um recuo de 2,2%, e no Consumo privado, que diminuiu em 1,1%. Em contraste, o Consumo público registrou um crescimento de 1,1% durante o período avaliado.
Setores em Destaque
Na análise por setores de atividade econômica, destacados foram os avanços na Intermediação financeira, que cresceu 26,7% ao comparar com o mesmo período do ano anterior. Outros setores que também mostraram bom desempenho foram Hotéis e restaurantes, com um aumento de 17,0%, e Construção, que teve um crescimento de 10,6% na comparação interanual.