Powell não se pronuncia sobre sua continuidade no Fed após o término do mandato como presidente.

Atualizações do Federal Reserve

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, não se manifestou, durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 28, sobre a possibilidade de permanecer na instituição após o término de seu mandato em maio. Ele também se abstém de discutir a resposta do banco central dos Estados Unidos às investigações sobre o trabalho de reforma na sede da autoridade monetária.

Mandato de Jerome Powell

Em relação ao término do mandato de diretor que se estende até 2028, Powell referiu-se a "um tempo e um lugar para essas perguntas". No entanto, destacou que o tema "não é algo que iria abordar hoje". Sua postura indica uma cautela em relação a questões futuras sobre sua posição no Fed.

Investigação Legal

Sobre a investigação em curso, o presidente do Fed afirmou que "não tinha nada a dizer sobre isso hoje". Essa falta de comentários pode ser interpretada como uma tentativa de Powell em não misturar assuntos legais com as deliberações políticas do banco central.

Decisão sobre Taxa de Juros

O Federal Reserve anunciou, nesta quarta-feira, a manutenção da taxa referencial de juros nos Estados Unidos, que permanece entre 3,5% e 3,75%. Essa decisão ocorre em um contexto de crescimento econômico cauteloso, refletindo as circunstâncias atuais do mercado.

Votações no FOMC

Assim como nas reuniões anteriores, a deliberação desta última reunião de janeiro não foi unânime. Os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), Stephen I. Miran e Christopher J. Waller, votaram pela redução mínima de 25 pontos-base. Essa divisão dentro do Comitê evidencia diferenças significativas quanto à abordagem a ser adotada em relação à política monetária.

Pressões e Contexto Político

A manutenção das taxas acontece sob a crescente pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que tem sido crítico do banco central americano. Os ataques recentes do republicano a Jerome Powell intensificaram a discussão em torno da independência do Fed e das suas ações em resposta à economia.

A situação atual revela um ambiente político desafiador para o Federal Reserve, o qual deve equilibrar sua missão de controle da inflação e apoio à economia com as pressões externas que enfrenta. A postura de Powell e suas decisões na condução da política monetária continuarão a ser observadas de perto por analistas e investidores, especialmente em um período marcado por incertezas econômicas.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Related posts

Ministério das Cidades planeja 1 milhão de unidades do MCMV até 2027

Órgão francês propõe tarifas ou um euro desvalorizado para competir com a China.

Euforia das criptomoedas após retorno de Trump começa a cair, afirma Waller

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais