Fim do Acordo Comercial entre Gol e Azul
Prazo para Explicação ao Cade
A Gol e a Azul têm até esta terça-feira, 14, para fornecer explicações ao Conselho Administrativo de Atividade Econômica (Cade) sobre o encerramento do acordo comercial que permitia que uma companhia aérea vendesse passagens de voos operados por outra.
Implicações do Encerramento
Segundo o Instituto de Pesquisas e Estudos da Sociedade e Consumo (IPS Consumo), a decisão de cancelar o “codeshare” não isenta as empresas de possíveis investigações ou penalidades por danos causados aos consumidores. Juliana Pereira, presidente do IPS Consumo, destacou que “o fato de terem desistido não anula as infrações cometidas ao mercado e aos milhões de consumidores. Isto precisa ser investigado, coibido e sancionado”.
Papel do IPS Consumo
O instituto manifestou interesse em participar como terceiro interessado no processo e realizará a análise das informações apresentadas pelas companhias aéreas. Além disso, buscará a aplicação de todas as medidas necessárias. Pereira afirmou que “estamos convencidos de que teve prática infrativa”, reforçando a necessidade de responsabilização das empresas em relação às possíveis irregularidades cometidas.
Fonte: veja.abril.com.br