Nvidia e a Concorrência no Mercado de Hardware de IA
Desempenho das Ações da Nvidia
A Nvidia, reconhecida como uma das principais empresas do setor de tecnologia, teve uma queda em suas ações na terça-feira, em resposta a um novo relatório que destacou a possibilidade de a Meta, controladora do Facebook, adquirir bilhões de dólares em chips de inteligência artificial da Google nos próximos anos. A Meta é atualmente um dos maiores clientes de chips da Nvidia. As ações da Nvidia caíram até 5% após uma leve alta de 2% na sessão anterior.
Impacto da Alphabet
As ações da Alphabet, empresa-mãe do Google, sofreram uma valorização de 4%. A informação divulgada pelo veículo "The Information" aponta que a Meta pode integrar as unidades de processamento tensoriais (TPUs) da Google em seus centros de dados nos próximos anos e até começar a alugar esses TPUs no próximo ano.
Gastos Significativos da Meta em Infraestrutura de IA
A Meta, conhecida por seus altos investimentos no setor de inteligência artificial, anunciou que pode gastar até 72 bilhões de dólares em despesas de capital no próximo ano, uma parte significativa desse montante deve ser direcionada para a infraestrutura de IA. Segundo um porta-voz da Alphabet, "o Google Cloud está vendo uma demanda crescente tanto por nossos TPUs personalizados quanto por GPUs da NVIDIA; estamos comprometidos em apoiar ambos, assim como temos feito nos últimos anos."
A Meta e a Nvidia não responderam imediatamente às solicitações de comentários feitas pelo "Business Insider".
Desempenho do Setor de Semicondutores
Na terça-feira, as ações de várias empresas do setor de semicondutores apresentaram desempenho negativo, com a exceção da Broadcom. Esta última, que auxilia a Google no design e na manufatura de seus chips, viu suas ações crescerem 11% na segunda-feira, à medida que os investidores viam essa como uma oportunidade de apostar na crescente dominância da Google na competição por IA.
Movimentações no Setor de Tecnologia
Nos últimos dias, o setor de IA enfrentou volatilidade, especialmente no que diz respeito à Nvidia. As ações do fabricante de GPUs inicialmente subiram após a divulgação de excelentes resultados no terceiro trimestre, mas começaram a cair conforme o temor de um eventual colapso do mercado de IA começou a se intensificar. A Nvidia também se defendeu de críticas feitas por Michael Burry, um investidor conhecido por ter previsto a crise financeira de 2008, que recentemente alertou sobre a possibilidade de uma bolha no mercado de ações.
Atualmente, as ações da Nvidia estão 12% abaixo do pico alcançado no final de outubro, embora ainda tenham uma valorização de 32% desde o início do ano.
Crescimento da Alphabet no Setor
Por outro lado, a Alphabet experimentou um crescimento significativo, consolidando sua posição de destaque no setor de IA. As ações da empresa aumentaram 18% no último mês e estão em alta de 67% em 2025. David Morrison, analista sênior de mercado da Trade Nation, comentou sobre a recente volatilidade no setor de tecnologia, afirmando: "A Alphabet é o único grande player que está apresentando resultados positivos nesta manhã. É razoável dizer que os investidores estão bastante nervosos no momento."
Fonte: www.businessinsider.com