Preços da Prata Batem Novo Recorde com Frenesi de Investimentos de Varejo na China

Altas Flutuações no Mercado de Prata

Uma Montanha-Russa nos Últimos Semanas

As últimas semanas têm sido intensas para o mercado de prata. O metal precioso já estava em uma trajetória de recordes neste ano e recentemente recebeu um impulso adicional do interesse especulativo entre investidores de varejo na China.

Preços em Alta

Na última segunda-feira, o preço da prata atingiu um novo recorde histórico ao chegar a US$ 84 por onça, antes de perder parte de seus ganhos e começar a negociar em baixa. A prata, que é um componente essencial em data centers e é considerada uma aposta discreta no setor de inteligência artificial, tem atraído a atenção de investidores ao longo de todo o ano.

O Interesse Especulativo na China

O impulso especulativo na China começou há apenas algumas semanas, quando uma série de postagens na plataforma social Xiaohongshu explicou como os investidores poderiam iniciar uma estratégia de arbitragem com o UBS SDIC Silver Futures Fund, um fundo chinês dedicado exclusivamente à prata. A arbitragem é uma estratégia que permite a um trader lucrar com a diferença de preço do mesmo ativo em diferentes mercados.

Crescimento do Fundo e Prêmios

Essa estratégia de arbitragem parece ter ganhado força. Na semana passada, o fundo foi avaliado com um prêmio de mais de 60% em relação ao valor de seus ativos e, em determinado momento, esteve com uma valorização de 187% em relação aos níveis do início do ano, conforme dados da Bloomberg.

Diferença de Preço entre Mercados

Esse aumento no interesse chinês é evidenciado pela disparidade entre os preços à vista da prata em Xangai e Londres, que subiram brevemente para mais de US$ 8 por onça na última segunda-feira, marcando o maior prêmio que o metal já registrou na China, de acordo com dados da Bloomberg.

Medidas do UBS SDIC

Na última sexta-feira, o UBS SDIC anunciou que encerraria as subscrições das ações da Classe C do fundo, as quais são preferidas por traders de curto prazo. O fundo também aconselhou os traders a evitarem a busca por ganhos "insustentáveis" e informou que as regras relacionadas a negociações se tornariam mais rigorosas.

Comentários do Mercado

O UBS SDIC não respondeu imediatamente ao pedido de comentário enviado pela Business Insider. Jeff de Graaf, um analista técnico e CEO da Renaissance Macro, observou que “existe um grande número de especuladores em posições líquidas vendidas na prata”. Ele acrescentou que “as posições líquidas vendidas têm uma correlação negativa com retornos futuros, o que implica um potencial squeeze de posições vendidas dos especuladores no mercado de prata”.

Um Contexto Histórico

Não é a primeira vez que a prata se torna objeto de especulação por investidores. Em outubro, os futuros da prata atingiram um novo recorde em Londres, quando traders realizaram um squeeze curto no metal, elevando seu preço a um teto histórico, o primeiro em mais de quarenta anos.

Fonte: www.businessinsider.com

Related posts

Devoluções de impostos devem aumentar em 2026, e essas ações podem se beneficiar, afirma Wolfe.

Mercados financeiros enfrentam mais um dia difícil, enquanto dois setores se destacam na tendência de queda.

Este portfolio pode estar em risco se não apresentar resultados satisfatórios.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais