Início do Projeto de Biocombustível em Passo Fundo
A cidade gaúcha de Passo Fundo (RS) lançou um projeto para substituir o diesel fóssil por biocombustível em veículos e máquinas do município. O contrato, firmado nesta quarta-feira, 20, entre a Prefeitura e a empresa Be8, estabelece o uso do Be8 BeVant® em 17 unidades da frota. O combustível já foi testado com montadoras, fabricantes de motores e de máquinas agrícolas.
Objetivos da Iniciativa
A medida visa reduzir a emissão de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente. De acordo com a Be8, o novo combustível tem potencial para reduzir até 99% das emissões do ciclo “tanque à roda” em comparação ao diesel comum. A nova tecnologia proporciona uma diminuição na emissão de monóxido de carbono (até 50%), material particulado (até 85%) e fumaça preta (até 90%).
Declarações dos Envolvidos
O prefeito Pedro Almeida afirmou que a iniciativa é parte da estratégia de promover ações que integrem desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, ressaltou que a empresa, originária de Passo Fundo, está participando de um projeto que torna a cidade uma referência em inovação ambiental.
Produção do Biocombustível
A produção do biocombustível utiliza como uma das principais matérias-primas o óleo de cozinha usado (UCO, na sigla em inglês), coletado em residências, estabelecimentos comerciais e pelo sistema público de resíduos de Passo Fundo. Este processo faz parte do programa “Be8 Ser Sustentável”, que visa reaproveitar insumos descartados e gerar energia renovável.
Parcerias e Inclusão Social
O projeto conta com parcerias da Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (Coama) e da Associação das Entidades do Projeto TransformAção, fundamentando-se em três eixos: destinação adequada do óleo, inclusão social e geração de renda a partir da coleta e comercialização do material. Mais de 15 cooperativas de catadores do Rio Grande do Sul participam da iniciativa, com apoio do Sebrae-RS para treinamentos e capacitação.