Impacto da Inteligência Artificial na Indústria de Jogos
Min-Liang Tan, CEO bilionário e cofundador da empresa de jogos Razer, afirma que a inteligência artificial (IA) terá um impacto significativo na indústria de jogos e em seus bilhões de jogadores. Ele destaca que as consequências dessa tecnologia vão desde a forma como os jogos são desenvolvidos até estratégias para completar níveis.
Transformação do Setor
“Para nós, na Razer, a maneira como enxergamos é que a IA vai desregular tudo ou mudar completamente o que conhecemos como jogos”, Tan declarou durante o podcast “Beyond the Valley” da CNBC.
Os jogos desempenham um papel importante no setor criativo, com um total de 3,6 bilhões de jogadores em todo o mundo e uma receita anual que se aproxima de US$ 189 bilhões, de acordo com a empresa de pesquisa Newzoo, a qual acompanha dados sobre jogos em plataformas móveis, consoles e PCs.
Ferramentas de IA para Desenvolvedores e Jogadores
Tan observa que os desenvolvedores de jogos agora têm a possibilidade de utilizar ferramentas de IA. Além disso, ele comenta que as editoras de jogos poderão distribuir e promover novas produções com o auxílio dessas ferramentas. “Para os jogadores, as ferramentas de IA poderão alterar a forma como jogam”, afirmou Tan em entrevista ao repórter Arjun Kharpal, durante a conferência SWITCH, em Cingapura.
A Razer, conhecida por seu hardware voltado para o mundo dos jogos, como mouses, headsets e teclados, desenvolveu a Game Co-AI, uma ferramenta que utiliza visão computacional para “observar” como um jogador joga e fornecer dicas sobre como superar missões ou derrotar inimigos. O lançamento da versão beta da Game Co-AI está previsto para “fins de 2025”, segundo o site da Razer.
Debate sobre IA nos Esports
O uso potencial da IA nos esports, ou jogos competitivos, gerou discussões acaloradas. Tan comentou que “não teremos IA atuando durante um jogo em si, mas e quanto ao momento de treinamento?” Ele mencionou que há um interesse entre alguns jogadores de esports em utilizar IA para coachar futuras estrelas. “Há uma grande empolgação a respeito disso. As oportunidades são ilimitadas”, complementou.
Além de auxiliar os jogadores, Tan também mencionou que a IA poderá detectar e corrigir bugs durante o desenvolvimento dos jogos. Tradicionalmente, o teste de jogos envolve a presença de um grupo de pessoas que jogam e identificam falhas uma a uma, em um processo conhecido como garantia de qualidade (QA). “A Razer está desenvolvendo um Companion de QA de IA, que pode encontrar e registrar bugs — e em breve também será capaz de sugerir correções”, acrescentou.
Segundo Tan, “[QA] representa cerca de 20% a 30% dos custos de desenvolvimento e consome aproximadamente 30% do tempo”, afirmando que a nova ferramenta automatizará o processo de QA, tornando os testadores humanos mais eficazes e produtivos.
Desenvolvimento de Jogos com IA
Embora os efeitos da IA estejam sendo percebidos em várias indústrias, ainda existe uma discordância sobre o quão longe a IA pode ir na criação de jogos. Strauss Zelnick, CEO da editora de jogos Take-Two Interactive, responsável pela série Grand Theft Auto, declarou na terça-feira que a IA não pode rivalizar com os desenvolvedores humanos.
No entanto, quando questionado sobre suas previsões para o setor de jogos dentro de um ano, Tan afirmou: “Acredito que estaremos falando sobre alguns dos novos e empolgantes jogos que foram criados com a ajuda da IA e como estaremos analisando o futuro a partir disso. Talvez vejamos um ou dois grandes sucessos.” Ele ressaltou que o desenvolvimento de um jogo geralmente envolve grandes equipes e um investimento significativo, mas a IA permitirá que grupos menores consigam realizar essa tarefa.
Segundo Tan, em vez de ser uma ameaça para os empregos, a IA pode retirar tarefas “tediosas”. “A criatividade humana ainda precisa estar presente”, enfatizou.
Impacto Além da Indústria de Jogos
Tan acredita que a forma como a indústria de jogos utiliza a IA poderá ter um impacto mais amplo além do setor. “Muito do que está acontecendo na indústria de tecnologia nasceu dos jogos, e eu acredito que boa parte do que acontecerá com a IA também surgirá do jogo com IA”, disse.
A Razer foi fundada por Min-Liang Tan e Robert Krakoff em 2005. A empresa ganhou notoriedade com o Boomslang, um mouse — nomeado em homenagem a uma cobra venenosa — projetado especificamente para jogos. “Para um jogador, o mouse é tudo. É uma extensão do seu braço”, comentou Tan. “Quanto mais preciso for o seu mouse, maior a probabilidade de você conseguir eliminações”, referindo-se aos “kills” em jogos de tiro em primeira pessoa.
Com sede em Cingapura e Irvine, Califórnia, Tan afirmou que a empresa se tornou global “muito rapidamente” após o seu lançamento. A Razer se tornou uma empresa de capital aberto em 2017, listando-se na bolsa de Hong Kong, antes de se tornar privada novamente em 2022.
Fonte: www.cnbc.com