Prepare seu portfólio para turbulências e oportunidades de crescimento em 2026, segundo a UBS.

Desempenho do Mercado de Ações em 2025

O mercado de ações deste ano está se encaminhando para ganhos de dois dígitos à medida que 2025 chega ao fim. No entanto, os investidores devem adotar uma postura ativa se desejarem se preparar para o sucesso no ano seguinte. O S&P 500 apresenta uma alta de aproximadamente 17% no ano até agora, impulsionado por crescimentos significativos nas ações dos setores de serviços de comunicação e tecnologia da informação. O entusiasmo em torno do comércio de inteligência artificial fez com que o preço de empresas como Micron Technology e Palantir Technologies mais que triplicasse em 2025.

Perspectivas da UBS

Os investidores devem celebrar os ganhos deste ano, mas também devem se preparar para 2026, conforme ressaltado pela equipe de Gestão Global de Patrimônio do escritório de investimentos da UBS. "Acreditamos que o final do ano é um momento oportuno para preparar os portfólios para as oscilações e oportunidades que os mercados oferecerão no próximo ano", afirmou o banco em uma nota divulgada na semana passada. A UBS antecipa que um "crescimento macroeconômico resiliente, lucros robustos e investimentos em IA que continuam a gerar lucro" farão com que as ações subam no novo ano.

Passos para o Sucesso em 2026

A UBS delineou algumas etapas que podem posicionar os investidores para o sucesso em 2026.

Revisão do Plano Financeiro

Antes de modificar a alocação de ativos para o novo ano, é recomendado revisar o plano financeiro e garantir que as movimentações de portfólio estejam alinhadas aos objetivos de longo prazo. Por exemplo, pode parecer tentador deixar os ganhos em tecnologia seguirem para o novo ano, mas a forte valorização desse setor em 2025 pode significar que seu portfólio está excessivamente concentrado em ações de tecnologia. Como consequência, seus investimentos podem não refletir adequadamente suas metas e tolerância ao risco. Reequilibrar seu portfólio ao vender alguns dos seus vencedores e realocar o capital para setores menos favorecidos pode ajudar a evitar posições desproporcionais. Isso também pode contribuir para amenizar os impactos negativos em caso de uma queda no mercado. "Revisões regulares e a busca por ajuda quando necessário podem identificar e corrigir lacunas, de modo que o plano resista às flutuações do mercado", escreveu a UBS.

Colocar Dinheiro para Trabalhar

Enquanto o Federal Reserve iniciou uma campanha de cortes de juros, os rendimentos em dinheiro ainda são relativamente atraentes. O índice Crane 100 Money Fund, que reflete os maiores fundos do mercado monetário, apresenta um rendimento anualizado de sete dias de 3,58%. Algumas contas bancárias de alto rendimento ainda estão oferecendo taxas atrativas. A conta de poupança de alto rendimento da Bread Financial, por exemplo, divulgou um rendimento percentual anual de 4,05% na última segunda-feira. O dinheiro é essencial para investidores que desejam manter alguma liquidez e evitar a necessidade de vender em um mercado em baixa, mas as alocações não devem ser excessivamente grandes, conforme afirmado pela equipe de CIO da UBS. Em primeiro lugar, os rendimentos em dinheiro não superarão a inflação. "Os fundos para despesas diárias devem permanecer prontamente disponíveis e expostos a riscos mínimos", ressaltou a UBS. "Invista em liquidez de longo prazo em ativos com alguma sensibilidade a juros, crédito ou mercado, em busca de rendimentos superiores à inflação."

Buscar um Portfólio Resiliente

Um pouco desse dinheiro extra deve ser direcionado à diversificação dos investimentos através de portfólios equilibrados, conforme sugerido pela UBS. A empresa destacou que um núcleo de portfólio forte inclui uma alocação em ações e renda fixa. Desde 1945, a fase de ingresso em um portfólio diversificado de ações e títulos superou o dinheiro em aproximadamente 75% das perspectivas de um ano e cerca de 84% das de cinco anos, segundo a UBS. A proteção do portfólio também pode ajudar os investidores a diversificar parte de seu risco. Destinar uma porcentagem de um único dígito médio ao ouro pode auxiliar a amortecer os investidores de choques geopolíticos, conforme mencionado pela UBS. Além disso, títulos do governo de qualidade tendem a apresentar uma valorização maior do que o dinheiro em períodos de recessão.

Vigilância para Oportunidades

Um investidor que possui dinheiro disponível pode estar melhor preparado para aproveitar boas oportunidades em ações, além de diversificar em diferentes setores e regiões. Nos Estados Unidos, a UBS demonstra interesse por empresas nos setores de tecnologia, serviços públicos, finanças e saúde. Na Europa, a equipe de CIO do banco prefere bancos, serviços públicos, indústrias e tecnologia.

Fonte: www.cnbc.com

Related posts

Mercado de ações hoje: Atualizações ao vivo

As ações erradas estão se valorizando

Trump puxa Republicanos rumo ao populismo econômico

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais