‘Presente de Natal’: Credores do Master serão ressarcidos ainda neste ano

Indenização aos Investidores de CDBs do Banco Master

Os investidores que mantêm CDBs (Certificados de Depósito Bancário) emitidos pelo Banco Master devem aguardar o ressarcimento por parte do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) ainda durante este ano. De acordo com o presidente do FGC, Daniel Lima, os pagamentos serão realizados em até dois dias úteis após o recebimento da lista consolidada de credores, o que deve levar um período estimado entre 30 a 40 dias. Atualmente, o fundo projeta que aproximadamente 1,6 milhão de pessoas detêm CDBs do Banco Master. Lima comentou que “talvez o pagamento aconteça na última semana do ano, como um presente de Natal”, enquanto discorria sobre a situação no Radar Econômico.

Limites da Garantia do FGC

A garantia oferecida pelo FGC se aplica a aplicações de até 250 mil reais. Se o valor investido ultrapassar esse limite, o investidor poderá enfrentar perdas significativas em cenários de liquidação bancária. Para viabilizar o pagamento aos detentores de CDBs, estima-se que cerca de 41 bilhões de reais tenham que ser retirados do FGC, um montante que corresponde a aproximadamente 30% da liquidez total do fundo.

Processo de Liquidação

A estimativa do presidente do FGC se fundamenta na análise de ocorrências anteriores de falências bancárias no Brasil. O início das ações por parte do FGC não possui um prazo fixo, dependendo do recebimento da lista de credores, que estará a cargo do liquidante do banco. Eduardo Félix Bianchini, um servidor aposentado do Banco Central (BC), que já conduziu outras nove liquidações, foi nomeado para essa função. Em conformidade com a legislação, o liquidante tem um prazo de até 60 dias para apresentar um relatório detalhado sobre o caso ao BC, sendo que esse período pode ser estendido, caso necessário.

Fonte: veja.abril.com.br

Related posts

Juros aumentam após divulgação de PIB superior às expectativas

Acordo Mercosul-UE será assinado neste sábado, sem a participação de Lula

Como o Acordo Mercosul-UE Pode Beneficiar o Brasil: Entenda!

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais