Indenização aos Investidores de CDBs do Banco Master
Os investidores que mantêm CDBs (Certificados de Depósito Bancário) emitidos pelo Banco Master devem aguardar o ressarcimento por parte do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) ainda durante este ano. De acordo com o presidente do FGC, Daniel Lima, os pagamentos serão realizados em até dois dias úteis após o recebimento da lista consolidada de credores, o que deve levar um período estimado entre 30 a 40 dias. Atualmente, o fundo projeta que aproximadamente 1,6 milhão de pessoas detêm CDBs do Banco Master. Lima comentou que “talvez o pagamento aconteça na última semana do ano, como um presente de Natal”, enquanto discorria sobre a situação no Radar Econômico.
Limites da Garantia do FGC
A garantia oferecida pelo FGC se aplica a aplicações de até 250 mil reais. Se o valor investido ultrapassar esse limite, o investidor poderá enfrentar perdas significativas em cenários de liquidação bancária. Para viabilizar o pagamento aos detentores de CDBs, estima-se que cerca de 41 bilhões de reais tenham que ser retirados do FGC, um montante que corresponde a aproximadamente 30% da liquidez total do fundo.
Processo de Liquidação
A estimativa do presidente do FGC se fundamenta na análise de ocorrências anteriores de falências bancárias no Brasil. O início das ações por parte do FGC não possui um prazo fixo, dependendo do recebimento da lista de credores, que estará a cargo do liquidante do banco. Eduardo Félix Bianchini, um servidor aposentado do Banco Central (BC), que já conduziu outras nove liquidações, foi nomeado para essa função. Em conformidade com a legislação, o liquidante tem um prazo de até 60 dias para apresentar um relatório detalhado sobre o caso ao BC, sendo que esse período pode ser estendido, caso necessário.
Fonte: veja.abril.com.br