Incidente de campanha em Buenos Aires
O presidente argentino ultraliberal, Javier Milei, foi forçado a interromper um evento de campanha nos subúrbios de Buenos Aires nesta quarta-feira (27), após manifestantes lançarem objetos em seu veículo.
Milei estava conduzindo uma carreata no distrito de Lomas de Zamora, localizado ao sul de Buenos Aires, em sua campanha para as eleições de meio de mandato, quando um grupo que protestava contra o governo lançou garrafas e outros itens contundentes, conforme relatado por uma testemunha à Reuters.
A mídia local relatou que pedras também foram arremessadas em direção a Milei, que implementou um drástico ajuste nos gastos públicos desde que assumiu a presidência em 2023, afetando especialmente aposentados, professores e médicos.
“Pedras caíram muito perto do presidente. A situação ficou bastante violenta”, afirmou à televisão local José Luis Espert, candidato a senador pelo partido A Liberdade Avança, que acompanhou Milei na carreata.
Registros de televisão mostraram confrontos entre a polícia e os manifestantes opositores em um distrito historicamente sob domínio do influente partido peronista.
Eleições legislativas
O presidente Milei acredita que uma vitória nas eleições legislativas previstas para outubro lhe permitirá aprofundar seu projeto ultraliberal, que enfrenta resistência significativa no Congresso.
No mês de setembro, ocorrerão eleições prévias desafiadoras para o partido governista, com a votação de meio de mandato na província de Buenos Aires, que é o principal centro de poder do peronismo de centro-esquerda. O resultado deste pleito é incerto.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.