Situação do Mercado Imobiliário nos EUA
Anúncio do Federal Reserve
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, destacou, durante a coletiva de imprensa na quarta-feira, dia 28, a fragilidade do mercado imobiliário. Isso ocorreu logo após o banco central dos Estados Unidos ter decidido manter as taxas de juros entre 3,5% e 3,75%.
Powell afirmou que "os indicadores disponíveis sugerem que a atividade econômica tem se expandido em um ritmo sólido. O consumo tem se mostrado resiliente e o investimento fixo empresarial continuou crescendo". Entretanto, ele destacou que "a atividade no setor imobiliário permaneceu fraca".
Sinais de Recuperação do Mercado Imobiliário
Apesar dos desafios enfrentados, o mercado imobiliário começou a apresentar sinais de recuperação em 2026, depois de anos com preços de financiamento elevados. As taxas de juros dos financiamentos imobiliários têm permanecido próximas da mínima dos últimos três anos, com essa situação se mantendo por duas semanas consecutivas. Isso gerou uma reação positiva por parte dos compradores.
Aumento nos Pedidos de Financiamento
De acordo com a Mortgage Bankers Association, houve um aumento de 14% nos pedidos de financiamento em relação à semana anterior, registrado em meados de janeiro. Além disso, o número de pedidos de refinanciamento alcançou o ritmo mais acelerado desde setembro de 2025.
Medidas do Presidente Donald Trump
Nas últimas semanas, o presidente Donald Trump fez uma série de anúncios que visam impactar o mercado imobiliário. No início do mês corrente, ele assinou uma ordem executiva que tem como objetivo proibir a compra de casas unifamiliares por grandes investidores institucionais. No entanto, essa proibição pode necessitar da aprovação do Congresso para que entre em vigor.
Trump também anunciou planos para que as instituições Fannie Mae e Freddie Mac comprem US$ 200 bilhões em títulos lastreados em hipotecas. Essa ação busca reduzir as taxas de juros dos financiamentos imobiliários. Embora o impacto dessas compras ainda não esteja totalmente claro, foi mencionado que um maior número de compradores entrou no mercado, conforme relatado pelo diretor de negócios da Rocket Mortgage.
Volume de Solicitações na Rocket Mortgage
A Rocket Mortgage, uma das maiores instituições de crédito imobiliário dos Estados Unidos, reportou um aumento no volume de solicitações, alcançando o maior número em mais de um ano nos dias que se sucederam ao anúncio realizado por Donald Trump.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br