Preço dos Ativos e Condições Financeiras
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, comentou na terça-feira que os preços dos ativos, categoria que geralmente inclui ações e outros instrumentos de risco, estão em níveis elevados.
Durante uma fala em Providence, Rhode Island, o líder do banco central foi questionado sobre a importância que ele e seus colegas atribuem aos preços de mercado e se possuem uma maior tolerância em relação a valores mais altos.
Análise das Condições Financeiras
Powell declarou: "Nós analisamos as condições financeiras gerais e nos perguntamos se nossas políticas estão impactando as condições financeiras de uma forma que esteja alinhada com o que estamos tentando alcançar.” Ele também acrescentou: "Mas você está correto, por muitas métricas, por exemplo, os preços das ações estão bastante valorizados."
A Reação dos Mercados
Na semana anterior às reuniões políticas, as ações e outros ativos apresentaram uma forte alta, à medida que crescia a convicção de que o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) reduziria sua taxa de juros de referência para empréstimos de curto prazo. Desde a decisão de reduzir a taxa em 0,25 ponto percentual na quarta-feira, as ações continuaram a subir, atingindo uma sequência de máximas históricas para os principais índices.
Powell ainda observou que "os mercados ouvem o que dizemos, acompanham e fazem uma estimativa de onde acham que as taxas estão indo. E assim, eles precificam as coisas de acordo." Essa fala foi parte de uma discussão que abordou as taxas de hipoteca.
Riscos à Estabilidade Financeira
Embora Powell tenha destacado os altos valores das ações, ele afirmou que este não é "um momento de riscos elevados à estabilidade financeira."
Fonte: www.cnbc.com