IBC-Br: Desempenho da Atividade Econômica
Indicadores Recentes
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), que é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), teve uma redução de 0,2% em outubro, em comparação com o mês anterior. Essa informação foi divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira, 15. No acumulado do trimestre, o indicador também apresentou um declínio de 0,2%.
Análise por Setores
No que diz respeito ao ajuste dessazonalizado do trimestre, os resultados mostraram que o IBC-Br da agropecuária sofreu uma queda de 1,9%, e o da indústria apresentou uma diminuição de 0,8%. Por outro lado, o IBC-Br referente ao setor de serviços manteve-se estável.
Ao se considerar a análise mensal dessazonalizada, observou-se que o IBC-Br da agropecuária teve um crescimento de 3,1%. Já os setores de indústria e serviços reportaram resultados negativos, com quedas de 0,7% e 0,2%, respectivamente.
Projeções do PIB
O Ministério da Fazenda estima que o PIB para o ano de 2025 cresça 2,2%. Caso essa projeção se concretize, representará uma desaceleração em relação ao ano de 2024, quando a economia brasileira teve um crescimento de 3,4%.
Fatores Influenciadores
Segundo a análise da equipe econômica, as projeções se refletem na atual taxa básica de juros, a Selic, que está estabelecida em 15% ao ano. Esse é o maior nível desde 2006, o que impacta diretamente as expectativas de crescimento econômico.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br