A Tesla divulgará seus resultados financeiros do terceiro trimestre na quarta-feira, após o fechamento do mercado, e os investidores estão ansiosos para receber atualizações sobre alguns dos grandes projetos da montadora de veículos elétricos, como o lançamento do Robotaxi e a forma como está incorporando inteligência artificial (IA) em seus veículos.
As ações da Tesla apresentaram uma volatilidade extrema em 2025. O preço caiu até 47% entre janeiro e março, em meio a preocupações dos investidores sobre a fraca demanda e o envolvimento do CEO Elon Musk com a administração Trump, que gerou protestos políticos e apelos por boicotes. Posteriormente, as ações iniciaram uma recuperação de 100% à medida que os investidores compraram ações que estavam desvalorizadas, impulsionados pelo foco renovado de Musk na empresa e pela dissipação de barreiras tarifárias.
A atualização de resultados de quarta-feira oferecerá aos investidores novos insights sobre a direção da empresa e sobre a possibilidade de continuidade da forte recuperação de suas ações.
A seguir, destacamos o que analistas de destaque recomendam que os investidores observem no relatório do terceiro trimestre.
Dan Ives, Wedbush
Ives sugere que os investidores prestem atenção ao que a empresa dirá sobre seus planos para a inteligência artificial. Ele afirmou: “Os resultados e as orientações nas quarta-feira são claramente importantes, mas ficam em segundo plano em relação às iniciativas de IA mais amplas e importantes na Tesla.” Ele continuou: “Continuamos a acreditar fortemente que o capítulo mais relevante na história de crescimento da Tesla está começando agora com a era da IA, que começa com a autonomia e depois avança para a robótica. Acreditamos que a avaliação em torno da autonomia vale sozinha 1 trilhão de dólares para a história da Tesla ao longo dos próximos anos, que começará a ser desbloqueada nos meses que virão.”
Ives possui uma meta de preço de 600 dólares para as ações da Tesla, o que representa um ganho de 38% em relação ao preço observado na terça-feira.
Dave Sekera, Morningstar
Sekera aconselhou os investidores a ficarem atentos à orientação sobre a linha do tempo para o lançamento do Robotaxi da Tesla. Em segundo lugar, ele destacou a importância de obter uma atualização sobre a produção dos veículos mais acessíveis, Model Y e Model 3.
No momento, Sekera acredita que as ações da Tesla estão supervalorizadas. Ele comentou: “Acreditamos, de forma geral, que o mercado está superestimando o montante e a rapidez do crescimento dos lucros aqui. O mercado está precificando a Tesla mais como uma ação de IA do que como uma empresa operacional.”
Ele acrescentou: “As ações estão sendo negociadas a mais de 70% acima do nosso valor justo. Isso a coloca em território de duas estrelas. Portanto, sim, as ações estão sobrevalorizadas, mas pessoalmente eu recomendaria cautela, pois não considero que seja uma ação para especular na baixa. Eu apenas não apostaria contra Elon Musk.”
Tom Narayan, RBC Capital Markets
Narayan recentemente aumentou sua meta de preço para as ações da Tesla para 500 dólares, após discutir com a equipe de administração sobre a produção do robô humanoide, Optimus, que, segundo eles, possui um mercado endereçado total de 9 trilhões de dólares.
Para 2025, Narayan acredita que as entregas não atenderão às expectativas em 7%, comparado ao consenso de 10%.
Mark Delaney, Goldman Sachs
Delaney compartilhou cinco tópicos que os investidores estarão atentos:
- A perspectiva de entregas de veículos
- Márgenes de lucro automotivos
- Avanços no Robotaxi e na condução totalmente autônoma
- Crescimento nos negócios de energia
- Novas atualizações sobre o robô Optimus
Delaney possui uma meta de preço de 425 dólares por ação e uma classificação “Neutra”. Ele informou que o banco espera que a empresa entregue 475.000 veículos neste trimestre.
Andres Sheppard, Cantor
Sheppard, que tem uma meta de preço pessimista de 355 dólares para as ações, disse que estará mais atento às atualizações que Musk tem a oferecer sobre os principais catalisadores que poderão impactar as ações nos próximos meses.
“Acima de tudo, estaremos focando nos comentários de Elon, particularmente nas atualizações sobre o cronograma de vários catalisadores materiais potenciais que se aproximam, incluindo: o contínuo lançamento do Robotaxi no Texas e na Califórnia, a ampliação da produção dos Modelos 3 e Y padrão (veículo de menor custo), a adoção do FSD na China e na Europa, o lançamento do cybercab em 2026 e uma atualização sobre o cronograma para o seu robô humanoide, Optimus”, declarou Sheppard.
A meta de preço do banco implica em uma queda de aproximadamente 20% em relação aos níveis atuais.
Fonte: www.businessinsider.com