Desempenho da Indústria Automotiva em Janeiro
A indústria automotiva registrou uma diminuição na produção e nas vendas de veículos em janeiro, em comparação com dezembro e também com o mesmo mês do ano anterior. Esses dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 30, pela associação dos fabricantes de automóveis, Anfavea.
Produção de Veículos
Em janeiro, o setor produziu um total de 159,6 mil veículos, incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Este número representa uma queda de 13,5% em relação ao volume montado no mês anterior, dezembro, e um recuo de 12% quando se compara com janeiro do ano de 2025.
A Anfavea destacou que o volume de produção em janeiro de 2025 foi excepcionalmente elevado, sendo o maior registrado nos últimos seis anos para este período, o que aumentou a base de comparação para os dados de janeiro de 2026.
Vendas de Veículos
As vendas de veículos novos observaram uma queda acentuada de 39% em relação ao mês anterior e uma redução de 0,4% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior, totalizando 170,5 mil unidades vendidas. Para a Anfavea, o volume vendido em janeiro ficou "praticamente estável" em relação a janeiro de 2025, tendo em vista que houve um dia útil a menos no calendário deste ano.
Exportações
As exportações em janeiro apresentaram uma diminuição de 18,3% comparado ao mesmo mês do ano anterior, resultando na venda de 25,9 mil veículos para o exterior. A Anfavea atribuiu essa queda principalmente à retração de 5% nos embarques destinados à Argentina, que é o principal mercado brasileiro no setor automotivo.
O presidente da Anfavea, Igor Calvet, mencionou a importância da Argentina para a produção do setor no ano passado e destacou que a entidade irá monitorar a evolução do mercado argentino, com o intuito de preservar as cadeias produtivas integradas entre os dois países.
Isenção de Impostos
Igor Calvet também expressou satisfação pelo fato de o governo não ter prorrogado a isenção de impostos para a importação de kits de veículos desmontados (CKD e SKD), que expirou em janeiro. Ele relatou que não espera que o programa Carro Sustentável seja estendido além do final do ano.
O presidente da Anfavea comentou que “não acredita que o programa será prorrogado porque está ancorado no IPI, e o IPI tem uma data para acabar devido à reforma tributária”. Esta reforma prevê que o IPI será zerado para a maioria dos produtos até 2027.
Impacto do Programa Carro Sustentável
Dados da Anfavea indicam que, desde o início do programa Carro Sustentável, em julho do ano passado até o final de janeiro, foram vendidos 282 mil automóveis. Isso representa um aumento de 22,8% em comparação com as vendas registradas de julho de 2024, quando o programa ainda não estava em vigor, até o final de janeiro de 2025.
O Programa Move Brasil
Sobre o Move Brasil, programa lançado pelo governo federal ao final do ano passado como forma de incentivar a venda de caminhões novos, Calvet afirmou que espera observar números mais significativos de licenciamentos a partir deste mês.
Vendas e Produção de Caminhões
Em janeiro, as vendas de caminhões novos no Brasil caíram 31,5% em relação ao mesmo período de 2025, enquanto a produção desse segmento sofreu uma redução de 15,6%. No entanto, houve a contratação de R$ 1,3 bilhão em crédito durante o mês de janeiro.
De acordo com informações do BNDES, que foram reportadas à Reuters na última segunda-feira, foram realizadas 1.152 operações de financiamento dentro do programa Move Brasil, com um valor médio de R$ 1,1 milhão. É importante notar que cada operação pode envolver a aquisição de mais de um caminhão.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br