Queda nos preços do atacado pode levar à diminuição da Selic.

Queda do Índice de Preços ao Produtor

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) registrou uma diminuição de 0,37% em novembro de 2025 em comparação ao mês de outubro, marcando assim o décimo recuo consecutivo. No acumulado do ano, essa redução atinge 4,66%. O IPP avalia os preços “na porta da fábrica”, excluindo impostos e fretes, e é considerado um indicador crucial das pressões de custos dentro da indústria brasileira.

Análise do Comportamento dos Custos de Produção

De acordo com Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad, os dados mais recentes indicam um comportamento positivo em relação aos custos de produção. Ele ressalta que o IPP atua como um indicador antecedente, o que significa que costuma prever tendências futuras da inflação ao consumidor. Contudo, Igliori adverte que ainda é prematuro afirmar que o país já tenha entrado em um caminho confortável de desinflação.

Perspectivas para a Taxa de Juros

Marcos Labarthe, sócio-fundador da GT Capital, sugere que a interpretação desfavorável do IPP pode auxiliar o Banco Central a vislumbrar um panorama otimista em relação à diminuição da taxa de juros. Ele argumenta que a diminuição de 0,37% anotada em novembro reforça a expectativa de que 2026 poderá ser um ano de inflação mais contida. Este cenário é considerado positivo pelo mercado e pode impactar favoravelmente a economia brasileira neste início de ano.

Fonte: veja.abril.com.br

Related posts

Inter conquista autorização do Fed para operar como banco estrangeiro nos EUA

Petrolíferas globais demandam mudanças na Venezuela

Taiwan almeja ser parceiro estratégico dos EUA em um acordo comercial。

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso de cookies conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Você pode alterar suas preferências a qualquer momento nas configurações do seu navegador. Leia Mais