Temporada de Balanços do 3T25
A temporada de divulgações financeiras referente ao terceiro trimestre de 2025 (3T25) está se intensificando. Nesta quarta-feira, dia 29, o Mercado Livre (MELI34) inicia o período de resultados para as varejistas do comércio eletrônico. Em um trimestre caracterizado por um cenário competitivo mais acirrado, o banco Safra projeta que a gigante argentina se destaca em termos de crescimento no segmento.
Expectativas para o Mercado Livre
Apesar dessas expectativas otimistas, os analistas do banco observam que o Mercado Livre deverá apresentar uma margem Ebit (lucro antes de juros e impostos) inferior à registrada no ano anterior. Essa expectativa se baseia em uma comparação mais favorável, uma vez que o terceiro trimestre de 2024 foi afetado negativamente pela inauguração de novos centros de distribuição.
Em contrapartida, as outras duas grandes varejistas do setor, Casas Bahia (BHIA3) e Magazine Luiza (MGLU3), devem apresentar um crescimento modesto. As margens Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) devem ser ligeiramente maiores e estáveis.
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A XP Investimentos antecipa resultados semelhantes aos do segundo trimestre. Embora a receita continue sob pressão, as perspectivas para Casas Bahia são um pouco mais promissoras em relação ao desempenho do Magazine Luiza.
A análise referente ao Mercado Livre pelos analistas da XP enfatiza que o aumento nos investimentos deve resultar em uma aceleração do GMV (volume bruto de mercadorias) no Brasil, embora a margem Ebit ainda permaneça sob pressão.
Desempenho do Magazine Luiza
Em relação ao Magazine Luiza, a equipe de analistas do Safra ressalta que a eficiência das despesas com SG&A (Despesas com Vendas, Gerais e Administrativas) está em evidência. Segundo as estimativas do banco, o Magalu deverá reportar vendas em torno de R$ 9,3 bilhões, o que representa uma alta de 3% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é impulsionado principalmente pela expansão das lojas físicas, que deve ter um aumento de 5% em comparação anual, apesar de enfrentar um cenário de base difícil devido ao crescimento de 14% registrado no 3T24.
Entretanto, essa performance está prevista para ser quase completamente compensada pelo resultado negativo do segmento 3P (marketplace), o qual está passando por um ambiente competitivo mais desafiador, enquanto a segmentação 1P (vendas diretas) continua estável, especialmente levando em consideração que as vendas de eletrônicos e eletrodomésticos estão sob pressão.
A projeção do Safra para o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) é de R$ 727 milhões.
Além disso, espera-se que o lucro líquido do Magazine Luiza alcance R$ 4 milhões no trimestre, em comparação ao lucro de R$ 70 milhões apresentado no mesmo período do ano anterior. Essa queda se deve ao aumento das despesas financeiras, impulsionadas pela elevação das taxas de juros.
Fatores que Afetam o Mercado Livre
Com relação ao Mercado Livre, o Safra identifica que as dificuldades enfrentadas em relação ao crescimento estão impactando as margens da empresa. Para o trimestre, a expectativa é que a receita líquida alcance US$ 7,3 bilhões, representando um aumento de 37% em comparação ao ano anterior, sustentada principalmente pelo crescimento de 28% no comércio eletrônico e de 51% na fintech.
No que tange ao lucro operacional, o banco antecipa uma leve pressão sobre a margem em decorrência do aumento nos custos e despesas necessárias para apoiar a expansão da empresa. Esse aumento está relacionado principalmente às despesas com frete grátis, marketing e provisões relacionadas à fintech.
O Ebit deve ficar em torno de US$ 742 milhões, o que representa uma alta de 33% em relação ao ano anterior. O Safra também prevê um lucro líquido de US$ 494 milhões, com crescimento a uma taxa de 25% em relação ao ano anterior, apesar de esta taxa ser considerada lenta em virtude de uma alíquota de imposto de renda mais alta.
Projeções para Casas Bahia
- Crescimento de 6% nas lojas físicas, em comparação ao ano anterior;
- Aumento de 14% no canal 3P (marketplace), impulsionado por um GMV mais alto, resultado de um sortimento mais amplo e maior número de vendedores;
- Incremento de 7% nas vendas diretas (1P) após alguns trimestres de ajustes no sortimento.
Apesar dessa melhora operacional, a expectativa é de um prejuízo líquido estimado em R$ 438 milhões, em grande parte devido a um aumento nas despesas financeiras, de acordo com o Safra.
Fonte: www.moneytimes.com.br