Alerta sobre Formação de Bolha no Setor de Tecnologia
Advertência de Ray Dalio
O fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, alertou na terça-feira que uma bolha pode estar se formando em torno das empresas de tecnologia de grande porte nos Estados Unidos, em meio à atual ascensão da inteligência artificial. Dalio acrescentou que esse fenômeno pode persistir até que o Federal Reserve revogue suas políticas monetárias mais flexíveis.
Citações de Dalio
"Há muitos indícios de uma bolha em funcionamento", afirmou Dalio em uma entrevista exclusiva ao programa da CNBC, conduzido por Sara Eisen, no Future Investment Institute em Riyadh, na Arábia Saudita. Ele mencionou que "bubbles não estouram realmente até que sejam estouradas pela rigidez da política monetária e outras variáveis".
Dalio enfatizou ainda que "é mais provável que relaxemos as taxas do que queiramos aumentá-las".
Indicadores de Bolha e Acompanhamento do Mercado
O investidor bilionário revelou que utiliza um "indicador de bolha" pessoal que atualmente indica um nível relativamente alto. Dalio se une a um número crescente de participantes notáveis do mercado que expressaram preocupações sobre a possibilidade de uma bolha ligada aos gastos em inteligência artificial nos últimos meses.
O Federal Reserve está programado para cortar as taxas de juros pela segunda vez neste ano na quarta-feira, e muitos investidores esperam que o banco central faça isso novamente em sua última reunião programada para dezembro.
Análise da Performance do Mercado
Dalio observou que, fora das empresas com laços diretos à inteligência artificial, o mercado, de maneira geral, tem se comportado "relativamente mal" e que existe um "ambiente concentrado". Ele ressaltou que 80% dos ganhos estão concentrados nas grandes empresas de tecnologia. Na segunda-feira, os três principais índices registraram recordes históricos de fechamento, impulsionados por um aumento nas ações de tecnologia, com boas expectativas de notícias sobre inteligência artificial na série de resultados financeiros dessa semana.
A Dualidade da Economia e a Divergência das Políticas Monetárias
Economia em Duas Partes
Dalio indicou que há uma "economia em duas partes", caracterizada pelo afrouxamento das taxas de juros devido ao enfraquecimento em certos setores, enquanto uma bolha se desenvolve em outros.
Ele avaliou que a política monetária não pode beneficiar ambas as extremidades desse espectro, o que torna mais provável a continuidade da formação da bolha. Dalio sugeriu que o resultado poderia ser semelhante ao observado entre 1998 e 1999 ou durante o período de 1927 e 1928.
Conclusões sobre a Bolha
"Não sabemos exatamente se é uma bolha ou quando essa bolha vai estourar, mas o que podemos afirmar é que há muitos riscos neste cenário", afirmou Dalio, enfatizando a incerteza que acompanha essas dinâmicas econômicas e de mercado.
Fonte: www.cnbc.com