Restituição do Imposto de Renda: Lote Liberado
A partir das 10h desta sexta-feira (22), aproximadamente 1,9 milhão de contribuintes que apresentaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano poderão consultar seus recebimentos. Nesse horário, a Receita Federal disponibilizará a consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2025. Este lote inclui também restituições residuais de anos anteriores.
Valores e Distribuição das Restituições
No total, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. Conforme informado pela Receita Federal, a maior parte dos valores será destinada a contribuintes sem prioridade no reembolso, que apresentaram suas declarações próximo ao término do prazo.
As restituições estão organizadas da seguinte maneira:
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
- 312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
- 22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 13.515 contribuintes com idade acima de 80 anos;
- 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou com doenças graves.
Embora os contribuintes que utilizaram os procedimentos de declaração pré-preenchida e opção de pagamento via Pix não tenham prioridade por lei, eles terão prioridade no recebimento da restituição neste ano. Contudo, a maior parte das restituições a esse grupo foi paga em lotes anteriores.
Como Consultar a Restituição
Os contribuintes podem acessar a consulta por meio da página da Receita Federal na internet. Para isso, é necessário selecionar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal disponível para tablets e smartphones.
Informação sobre Pagamento
O pagamento das restituições será realizado em 29 de agosto, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não conste na lista de restituições, ele deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para extrair o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, a recomendação é o envio de uma declaração retificadora e a espera pelos próximos lotes da malha fina.
Quando, por qualquer razão, a restituição não for depositada na conta informada, como por conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, através do Portal BB ou por contato com a Central de Relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número especial para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição após um ano, será necessário solicitar o valor no Portal e-CAC. Para isso, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.