Restituição do Imposto de Renda
A restituição é realizada quando o contribuinte informa corretamente seus rendimentos e deduções na declaração, e a Receita Federal verifica que houve pagamento de imposto em valor superior ao devido durante o ano. Nesse caso, o montante pago a mais é devolvido, com atualização monetária, em lotes disponibilizados ao longo do calendário anual da Receita Federal.
Valores a serem devolvidos
Neste quarto lote de restituição, um total de 1.884.035 contribuintes receberá R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor será destinada a contribuintes sem prioridade no reembolso, que enviaram a declaração próximo ao final do prazo.
Distribuição das restituições
As restituições são distribuídas da seguinte maneira:
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
- 312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
- 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos;
- 22.841 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 13.515 contribuintes acima de 80 anos;
- 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
O cronograma de restituição deste ano inclui cinco lotes no total, com o quinto e último lote previsto para 30 de setembro.
Consulta ao 4º lote da restituição do IR 2025
A consulta ao lote da restituição pode ser realizada na página da Receita Federal. O contribuinte deve acessar “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível efetuar a consulta através do aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.
Caso o contribuinte não consiga realizar a consulta, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Se houver a verificação de uma pendência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Local do depósito da restituição
O valor será depositado automaticamente na conta bancária ou chave Pix que o contribuinte indicou ao fazer a declaração deste ano.
Se, por alguma razão, a restituição não for creditada na conta informada, como no caso de conta desativada, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil (BBAS3). Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, utilizando o Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades), além do 0800-729-0088, exclusivo para deficientes auditivos.
Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição após um ano, deverá solicitar o valor no Portal e-CAC. Na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, utilizar o campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Prioridade na restituição
Têm prioridade na restituição do Imposto de Renda em 2025 os seguintes grupos:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes com mais de 60 anos;
- Pessoas com deficiência ou doenças graves;
- Aqueles cuja principal fonte de renda é o magistério.
Após a liberação para este grupo, a restituição seguirá para os demais contribuintes.