Recrutadores estão ‘afogando-se em um mar de candidaturas’, afirmam especialistas.

Aumento nas inscrições de empregos

Profissionais de recrutamento e candidatos estão lidando com um aumento significativo no número de inscrições recebidas diariamente, de acordo com especialistas. O total de aplicações submetidas no LinkedIn cresceu mais de 45% no último ano, com cerca de 9.500 inscrições sendo feitas a cada minuto, conforme informações de um representante da empresa.

Como resultado, os recrutadores estão enfrentando um volume avassalador de inscrições, como afirma a caçadora de talentos técnicos e executivos, Nicole Kaiser. Em sua empresa, funções populares podem receber entre 300 a 500 aplicações em apenas três dias, e algumas chegam a acumular mais de 1.000 candidaturas durante o final de semana.

“Esses números são esmagadores”, afirma Kaiser.

Kevin Dabulis, especialista em aquisição de talentos com mais de 30 anos de experiência, observou um aumento semelhante nas inscrições. “Anos atrás, quando você publicava uma vaga na internet, recebia 4 ou 5 currículos decentes”, recorda. Atualmente, cada anúncio de emprego recebe entre 150 e 200 candidaturas nas primeiras 24 horas, diz ele.

Devido ao volume elevado de inscrições, “muito tempo é desperdiçado” tanto para os candidatos quanto para os recrutadores, observa Dabulis.

Impacto no processo de contratação

A quantidade de inscrições tem desacelerado o processo de contratação, que agora está “mais lento do que nunca”, segundo Kaiser. Dependendo do tamanho da empresa, recrutadores internos geralmente gerenciam de 15 a 20 vagas simultaneamente, gastando entre 30 segundos e dois minutos analisando cada currículo.

Com centenas de pessoas se candidatando a cada vaga, “é um tempo imenso a ser gasto apenas revisando” currículos, afirma ela, observando que isso é apenas o primeiro passo do processo de contratação.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, mais de um quinto dos profissionais de RH nos Estados Unidos relatou estar gastando entre 3 a 5 horas analisando candidaturas diariamente, mas 70% dos recrutadores afirmam que menos da metade das aplicações atendem todos os critérios da função.

Kaiser e Dabulis constataram padrões semelhantes. Entre centenas de candidaturas, “menos de 5” geralmente são adequadas para a vaga, de acordo com Dabulis.

Parte do problema resulta das ferramentas de auto-candidatura baseadas em inteligência artificial (IA), sugere Kaiser: nos últimos meses, estima que viu um aumento de 25% nas inscrições enviadas com o uso de IA.

As ferramentas de candidaturas automatizadas tendem a distorcer ou exagerar a experiência dos candidatos, afirma Kaiser, que acredita que isso resulta na “apresentação em massa das pessoas erradas para as funções inadequadas por causa da IA”.

Embora muitos candidatos temam que suas candidaturas estejam sendo filtradas por softwares de IA, ela ressalta que “a maioria das empresas não está utilizando sistemas de rastreamento de candidatos (ATS) na escala e no tamanho que as pessoas imaginam”.

As empresas frequentemente usam IA para triagem de palavras-chave, mas na experiência de Kaiser, ela e seus colegas de outras empresas ainda dependem fortemente da análise manual das inscrições.

Para reduzir o número de inscrições recebidas, muitas empresas estão retirando suas vagas de sites de emprego após apenas alguns dias, informa Kaiser. “Hoje, o ditado é realmente verdadeiro: se você não se candidatar nos primeiros dois dias, provavelmente não terá chances”, diz ela.

O que os candidatos podem fazer

Conforme dados do LinkedIn, 38% dos candidatos nos Estados Unidos afirmaram que estão se inscrevendo em mais empregos do que nunca, mas têm recebido menos respostas.

Dabulis, que foi demitido recentemente, compartilhou que essa experiência o trouxe uma nova perspectiva do “lado do candidato” no processo de contratação. Nos últimos meses, ele enviou mais de 700 candidaturas usando o recurso Easy Apply do LinkedIn.

“Não obtive nenhuma resposta”, revela.

Serviços que prometem agilizar o processo de inscrição podem ser tentadores, mas, segundo Dabulis, são “uma perda de tempo” no mercado de trabalho atual. “Quando você se espalha tanto, acaba sendo apenas um sussurro no vento.”

Dabulis obteve mais sucesso ao mudar sua estratégia para focar em se conectar com recrutadores e construir sua marca pessoal no LinkedIn. “Acredito que se tornar visível, promover-se e direcionar-se para as empresas nas quais se deseja trabalhar é fundamental”, afirma.

Para Kaiser, relacionamentos são essenciais para se destacar no mercado de trabalho de hoje, e “as indicações serão o futuro” neste cenário, opina. Contudo, ela revela que a principal coisa que analisa em uma candidatura é “um currículo claro e conciso que demonstre como suas habilidades se aplicam à vaga”.

Ainda na visão de Kaiser, a IA não é páreo para uma candidatura bem pensada e adaptada. “Coloque um currículo gerado por IA e um enviado por alguém que dedicou tempo para alinhar seu currículo à descrição da vaga, e muito provavelmente a segunda pessoa receberá a ligação”, explica.

Entretanto, Kaiser reconhece que esse método demanda tempo e possui “muita empatia” pelos desafios enfrentados pelos candidatos atuais. “Entendo que este mercado é insano e que estão sendo solicitados a realizar tarefas que nunca pedimos a ninguém fazer, devido à tecnologia e aos números que estão presentes agora”, finaliza.

Fonte: www.cnbc.com

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